NARRATIVAS ESCRITAS SOBRE O AGRUPAMENTO TUFO DA MAFALALA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3014Resumo
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa integrante do projeto “Narrativas do Tufo da Mafalala” que está incluído no grande projecto “Diversidades linguísticas e culturais em narrativas orais e escritas como vetor de desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais do Brasil, Argentina, Peru e Moçambique.”
O nosso objeto são narrativas escritas sobre o Tufo da Mafalala, um agrupamento cultural e comunitário de um subúrbio da cidade capital Maputo, no sul de Moçambique, constituído por membros originários da etnia Macua do norte do país, na província de Nampula.
As perguntas de partida são: 1) Que tipos de narrativas são escritas sobre o agrupamento Tufo da Mafalala?; 2) Quais os objectivos principais destas narrativas?; 3) Que informações são privilegiadas nestas narrativas?
Começamos por apresentar uma breve revisão de estudos sobre a dança Tufo (Machado, 1970; Lutero e Pereira, 1980; Silva, 2016; Cachat 2018) que descrevem a origem, prática e expansão da dança Tufo em Moçambique bem como os temas abordados nas canções que acompanham a dança, os instrumentos de precursão e a evolução ao longo do tempo. A seguir, descrevemos a metodologia de análise documental, quer dizer, análise de narrativas escritas sobre o agrupamento cultural que constitui o objeto desta pesquisa. Por fim, apresentamos as conclusões e as recomendações para futuras pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carla Maria Ataíde Maciel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.