IDENTIDADE E CULTURA DOS QUILOMBOS CONTEMPORÂNEOS DO MARANHÃO: UM ESTUDO SOBRE NARRATIVAS ESCRITAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ITAPECURU MIRIM
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3030Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar aspectos históricos e culturais dos quilombos de Itapecuru Mirim – MA, a partir de narrativas escritas coletadas nesses locais. As comunidades selecionadas foram Santa Rosa dos Pretos e Santa Maria Pinheiro, pois fazem parte da Coleção Terras Quilombolas, um conjunto de livretos, publicada em 2016, que reúne um conjunto de narrativas a respeito da formação, do modo de vida e das lutas travadas por comunidades quilombolas brasileiras para se manter em seus territórios tradicionais. Além de definir quilombo, este estudo também apresenta uma breve descrição sobre o locus da pesquisa, qual seja Itapecuru Mirim. Para isso, utilizamos os autores Botelho (2008) e Marques (2009), que versam sobre quilombo e as autoras Lucchesi (2016), Silva (2016), organizadoras dos livretos que tratam das comunidades estudadas. A metodologia utilizada consiste na seleção e análise de narrativas escritas a partir de um método qualitativo. Os resultados mostraram os processos que originaram a fundação das duas comunidades como também alguns costumes locais. Também são apresentados quantitativos sobre quilombos no brasil e em Itapecuru Mirim, como também algumas ilustrações de costumes locais. Assim, os quilombos Santa Rosa dos Pretos e Santa Maria Pinheiro, na narrativa dos seus moradores, são lugares de luta e resistência e de garantias de direito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Claudiene Diniz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.