IDENTIDADE NARRATIVA DAS CUMANANAS: UMA REPRESENTAÇÃO INDIVIDUAL DO COLONO RURAL DE TUMBES
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3043Resumo
O objetivo deste artigo é identificar as práticas culturais, sociais e tradicionais presentes na cumanana, espécie poética valorizada como manifestação cultural dos habitantes da zona rural de Tumbes; além disso, equiparar a identidade dos sujeitos presentes através de sua relação com a cultura, natureza, hábitos internalizados e comportamentos cotidianos. A pesquisa está localizada no paradigma qualitativo e documental. Serão realizadas leituras exploratórias e registro de textos selecionados. Como resultado, constata-se que os Cumanas destacam em seus versos o contexto histórico e geográfico dos habitantes rurais de Tumbes, além de seus conhecimentos culturais, sociais e práticas tradicionais regionais de medicina, costumes e sua identificação com a natureza e a biodiversidade, como conjunto de conhecimento herdado das gerações anteriores. Da mesma forma, essas criações poéticas das narrativas tradicionais buscam um efeito de significado na posição do sujeito, a fim de apresentar uma criação anônima, que reforça sua natureza de oralidade popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diana Milagro Miranda Ynga, Samuel David Ancajima Mena, Néxar Hernando Villar Astudillo, Wílmer Rafael Chorres Saldarriaga, Aura Vega Olivos, José Luis Cabrera Reyes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.