APRESENTAÇÃO

Autores

  • José Antônio Vieira UFMA
  • Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro UFMA - UFES
  • Valdir Heitor Barzotto USP
  • Carla Maria Ataíde Maciel Universidade Pedagógica de Maputo
  • Diana Milagro Miranda Ynga UNT-Peru
  • Ligia Vanessa Penha Oliveira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, BRASIL https://orcid.org/0000-0001-5709-5176

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i2.3118

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, em seu V.06 N. 02, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. O Dossiê dessa edição, foi organizado pelos pesquisadores: Prof. Dr. José Antônio Vieira (UEMA/UFMA), Profa. Dra. Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (UFMA), Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP), Profa. Dra. Carla Maciel (UPM-Moçambique) e Profa. Dra. Diana Milagro Miranda Ynga (UNT-Peru), e traz uma seleção de expressivas análises em torno do tema “OS SABERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS". 

Biografia do Autor

José Antônio Vieira , UFMA

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, campus Pedreiras, e professor do
programa de pós-graduação stricto sensu em Letras (mestrado), da Universidade Federal do Maranhão,
UFMA, Centro de Ciências de Bacabal. 

Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro, UFMA - UFES

Professora Adjunta do curso de Letras e do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Bacabal. Formada em Letras, Português/Latim pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa: Linguagem e Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino, Leitura e Escrita (GPELE) e do projeto de pesquisa: A produção científica de pesquisadoras maranhenses: uma análise de artigos de diferentes áreas de conhecimento, financiado pela FAPEMA. Tem experiência em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Estágio, Produção de Texto e Metodologia científica. É vice coordenadora e docente permanente do Mestrado Acadêmico em Letras do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGLB) e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (UNIFESSPA) - campus de Marabá.

Valdir Heitor Barzotto, USP

Professor Titular da Faculdade de Educação da USP (2019). Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP. Com bolsa de Recém-Doutor (CNPq) desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq. Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES. Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). 

Carla Maria Ataíde Maciel, Universidade Pedagógica de Maputo

Carla Maria Ataíde Maciel realizou um Estágio de Pós- doutoramento na Universidade de Aveiro, em 2019. É Doutorada em Estudos de Língua Inglesa pela Illinois State University (2007), Mestre em Linguística pela Universidade de Lisboa (1996) e Licenciada em Ensino de Português pelo Instituto Superior Pedagógico (1992). É docente na Universidade Pedagógica de Maputo onde, também, exerce funções de Directora Científica e Directora do Doutoramento em Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas.

Ligia Vanessa Penha Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, BRASIL

Mestra em Letras, com área de concentração em Literatura, Memória e Cultura, linha de pesquisa: Literatura, Memória e Relações de Gênero, pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano/IESF, Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/ Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Habilitada Profissionalmente para Magistério de 1º Grau de 1º à 4º séries do Ensino de 2º Grau, pelo Colégio São Raimundo/CSR.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

VIEIRA , J. A. .; DE OLIVEIRA RIBEIRO, M. A. .; BARZOTTO, V. H.; ATAÍDE MACIEL, C. M.; MIRANDA YNGA, D. M. .; OLIVEIRA, L. V. P. APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-7, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i2.3118. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3118. Acesso em: 8 fev. 2023.