SEMIÓTICA E SEUS ASPECTOS NOS TEXTOS A HORA DA ESTRELA E A HORA DE MACABÉA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3136

Resumo

Tem-se por objetivo refletir no texto A Hora da Estrela (Clarice Lispector) e na pintura A Hora de Macabéa (Joel DuMara) uma proposta pragmatista de compreensão semiótica. Teoricamente, relaciona-se questões de interação de textos verbais e não verbais e a sistematicidade da semiótica a partir de Pierce (2017). Visualiza-se o contato da arte, o que ela proporciona e o que pode trazer de oportunidades entre o que está estampado em uma tela ou em páginas de um livro.Para Pierce (1999, 2017) e Wilson e Martelotta (2017)o signo, como coisa, carrega definições na linguagem e possibilita relacionar as semelhanças do objeto e do seu representamen (expressão). Para Aristóteles (2014) a “arte” que se utilizava da palavra ficou conhecida como Literatura. Metodologicamente, esses entendimentos contribuem como propostas de conceitos e de análises semióticas acercas dos materiais escolhidos para este estudo,com reflexões da segunda tricotomia da classificação dos signos delineadas por Pierce e referentes à linguagem: o símbolo, o índice e o ícone. Contudo, nas artes propostas para inter-relação e reflexões:A Hora da Estrela e A Hora de Macabéa encontra-se relações inter-semióticas e efeitos que o signo tem sobre o leitor intérprete, assim acredita-seque ao compreender e apropriar-se dos códigos de leitura e criação artísticas se adquire valores e conhecimentos relacionados à língua, a arte e às suas próprias ideologias.

Palavras-chave: Semiótica; Signos; Expressão textual; Pragmatismo.

Biografia do Autor

Antonio Cilírio da Silva Neto, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/SANTA INÊS

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão: UEMA no departamento de Letras. Professor do Ensino Médio Básico Estadual: Português e Inglês no Centro de Ensino Francisco Alves II. Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão-CESI-UEMA (2005). Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) do programa de pós-graduação em Letras (PPGL) na Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Araguaína. Especialização em Língua Inglesa (CESI-UEMA) e também em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (FAR-Faculdade Adelmar Rosado em convênio com FORUM-Centro de Formação, Estudos e Pesquisas). Atualmente investiga no campo da Teoria e Análise Linguística o Ensino de Gramática. Membro do Circulo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL) desde 2014.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SILVA NETO, A. C. da. SEMIÓTICA E SEUS ASPECTOS NOS TEXTOS A HORA DA ESTRELA E A HORA DE MACABÉA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 213–228, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3136. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3136. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE