O ENSINO DE LÍNGUAS SOB A ABORDAGEM DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3182

Resumo

Esta análise explora a vertente da Teoria da Complexidade, também conhecida como Sistemas Dinâmicos ou Sistemas Adaptativos Complexos (SACs), como construto teórico capaz de descrever e explicar fenômenos da educação formal, do contexto da escola e da sala de aula, no ensino de línguas. Os SACs representam vertente pertinente para uma análise desses contextos porque exploram os fenômenos naturais, como o ensino e aprendizagem de línguas, levando em consideração a interação promovida por seus diversos componentes, agentes e elementos, visualizando-os como sistemas complexos. Atualmente, vários autores vêm explorando os fenômenos do desenvolvimento linguístico na linha da complexidade (LARSEN-FREEMAN, 2002; DE BOT, LOWIE e VERSPOOR, 2007; ELLIS, 2008; DE BOT, 2008; FERYOK, 2010, para citar alguns). No cenário nacional, essa vertente vem aos poucos ocupando espaços nos estudos sobre fenômenos da linguagem (NASCIMENTO, 2011; FLEISCHER, 2011; SOUZA, 2011; CRISTÓFARO-SILVA 2001, 2003, 2006; LIMA JUNIOR, 2013, 2016; KUPSKE E ALVES 2017; para citar alguns). A abordagem que aqui se faz é a análise teórica e tem como objetivo demonstrar conhecimentos e conceitos da teoria proposta aplicadas ao contexto da educação formal e do ensino de língua. A partir do que se expõe, conclui-se que há contribuição deste campo teórico para a compreensão das ocorrências de sala de aula de ensino de línguas, auxiliando no entendimento do fenômeno complexo de ensino e aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Sistemas Adaptativos Complexos; Sala de Aula; Ensino de Línguas.

Biografia do Autor

Neliane Raquel Macedo Aquino, IFMA

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2019). Atualmente é professora de português e inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Linguística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: A importância da Leitura para diferentes contextos; Uso de
recursos de metodologias ativas e tecnologias educacionais digitais para o ensino e aprendizagem de língua e literatura. Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fonética e Fonologia. Modelos de Aquisição de Linguagem.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

MACEDO AQUINO, N. R. O ENSINO DE LÍNGUAS SOB A ABORDAGEM DA COMPLEXIDADE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 259–276, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3182. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3182. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE