DO EU À ESCRITA: ESTUDO DA AUTOFICÇÃO E DA METAFICÇÃO EM PUTAS ASSASSINAS, DE ROBERTO BOLAÑO

Autores

  • Maria Iranilde Almeida Costa Pinheiro Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3207

Resumo

Este artigo propõe-se a estudar o livro de contos Putas assassinas (2001), do escritor chileno Roberto Bolaño, tomando-o como uma obra na qual se inscreve um discurso autoficcional, ao tempo que problematiza a escrita como ofício irrenunciável e ato de coragem. Visa-se analisar, na obra, o sujeito autoral que aponta para fora de um eu, revelando outros sujeitos, e, também, para uma interioridade denunciadora da memória ficcionalizada, ao mesmo tempo em que se constrói metaficcionalmente numa nova subjetividade que não se apaga no texto nem se apropria de uma verdade transcendente à obra.  Desse modo, o estudo evidencia a inserção do autor no universo do narrado, conferindo-lhe um protagonismo ficcional que potencializa o evento autobiográfico, e a presença de uma escrita de si que reverbera para o próprio fazer literário, demarcando um procedimento autorreflexivo em que a ficção é questionada dentro dela mesma. Como apoio teórico, o estudo recorre, entre outros, a Foucault (2009), Barthes (2012), Klinger (2012), Bernardo (2010), além de críticos e estudiosos da escrita de Roberto Bolaño.

Biografia do Autor

Maria Iranilde Almeida Costa Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), mestrado em Ciência da Literatura (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência da Literatura(2014), também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Maranhão e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão - PPGLETRAS/UEMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Poesia e Ficção contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas contemporâneas, teoria literária e literatura brasileira.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

ALMEIDA COSTA PINHEIRO, M. I. DO EU À ESCRITA: ESTUDO DA AUTOFICÇÃO E DA METAFICÇÃO EM PUTAS ASSASSINAS, DE ROBERTO BOLAÑO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 283–298, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3207. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3207. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE