É SOBRE ISSO, MESMO? COMO O LEITOR INTERPRETA O RELACIONAMENTO ABUSIVO EM "A ÁRVORE GENEROSA"?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i1.3373

Resumo

O artigo propõe uma releitura crítica social da obra "A árvore generosa", de Shel Silverstein, a partir da teoria da estética da recepção e do conceito da residualidade. O livro apresenta como tema central a relação de amizade de um menino e uma árvore, criando a ilusão de afeto e lealdade. Mas com um olhar crítico e debates contemporâneos, fica o dilema se a relação apresentada é positiva ou pode ser considerada abusiva. Objetiva-se, portanto, investigar os vestígios culturais impostos e aceitos na sociedade que freiam um olhar mais efetivo, e aliado aos movimentos sociais de reinterpretação de más e criminosos costumes históricos, sincronizar a interpretação da leitura aos debates atuais.

Biografia do Autor

Marcelo Jucá, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) com bolsa CAPES-PROEX e Mérito Acadêmico. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2012), graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui especialização em Educação a distância (EAD) , cursos de extensão em Semiótica Psicanalítica (2009) e História do Cinema (2008) pela PUC-SP. É autor de livros de poesia, prosa e livros-álbum voltados ao público infantojuvenil, alguns deles recebendo reconhecimento literário, caso de Ilha (2020), O que pegamos emprestados dos outros (2019) e Você faz, eu faço também (2018). É escritor e tem experiência em oficinas de escrita literária. Atuou como educador e como jornalista colaborou em diversos veículos de comunicação, como Folha de S.Paulo, Editora Abril, Editora Escala e Agências de Conteúdo. Atualmente colabora como colunista no Blog da Leiturinha e com reportagens no Blog da Carochinha.

Downloads

Publicado

2024-03-28 — Atualizado em 2024-03-28

Versões

Como Citar

JUCÁ, M. É SOBRE ISSO, MESMO? COMO O LEITOR INTERPRETA O RELACIONAMENTO ABUSIVO EM "A ÁRVORE GENEROSA"?. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 21–34, 2024. DOI: 10.18817/rlj.v8i1.3373. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3373. Acesso em: 27 abr. 2024.