“POUCO A POUCO, O VAZIO FOI DIMINUINDO...”: LITERATURA INFANTIL, TEMAS FRATURANTES E AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO LEITOR CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i1.3379

Resumo

Num contexto de crise e permanente transformação dos referentes e parâmetros que organizam a vida, trazendo significativas implicações aos modos dos sujeitos sentirem e se relacionarem, os temas fraturantes, evitados durante muito tempo, são cada vez mais frequentemente contemplados na literatura infantil, com a abordagem, por exemplo, dos sofrimentos existenciais vividos pelas crianças e seus modos de enfrentá-los. Considerando isso e tomando como base o livro “Vazio”, da escritora espanhola Anna Llenas, e as reflexões efetuadas por autores que discutem a literatura, suas temáticas e influência na formação dos sujeitos, neste texto pretende-se ressaltar o caráter humanizador da literatura para crianças que, enquanto arte e espaço de tratamento de temas que fazem parte da vida de todos, exerce significativo papel na ampliação das experiências e compreensões do pequeno leitor sobre si e o que o cerca.

Biografia do Autor

Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, UFCG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente, é professora lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, leitura, produção textual na academia e literatura infantil.

Maria Betania Barbosa da Silva Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE da universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (2012); Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal da Paraíba (2005); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005); Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2003). Professora efetiva da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande. Integrante do Grão ( Grupo de Grupo de Estudos e Pesquisas Crianças, Infâncias e Educação Infantil. Áreas de interesse: Educação Infantil, Práticas pedagógicas na Educação Infantil, Letramento literário e Inclusão.

Downloads

Publicado

2024-03-28 — Atualizado em 2024-03-28

Versões

Como Citar

CORDEIRO DE VASCONCELOS, F.; BARBOSA DA SILVA LIMA, M. B. “POUCO A POUCO, O VAZIO FOI DIMINUINDO...”: LITERATURA INFANTIL, TEMAS FRATURANTES E AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO LEITOR CRIANÇA . REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 35–55, 2024. DOI: 10.18817/rlj.v8i1.3379. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3379. Acesso em: 28 abr. 2024.