“POUCO A POUCO, O VAZIO FOI DIMINUINDO...”: LITERATURA INFANTIL, TEMAS FRATURANTES E AMPLIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO LEITOR CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v8i1.3379Resumo
Num contexto de crise e permanente transformação dos referentes e parâmetros que organizam a vida, trazendo significativas implicações aos modos dos sujeitos sentirem e se relacionarem, os temas fraturantes, evitados durante muito tempo, são cada vez mais frequentemente contemplados na literatura infantil, com a abordagem, por exemplo, dos sofrimentos existenciais vividos pelas crianças e seus modos de enfrentá-los. Considerando isso e tomando como base o livro “Vazio”, da escritora espanhola Anna Llenas, e as reflexões efetuadas por autores que discutem a literatura, suas temáticas e influência na formação dos sujeitos, neste texto pretende-se ressaltar o caráter humanizador da literatura para crianças que, enquanto arte e espaço de tratamento de temas que fazem parte da vida de todos, exerce significativo papel na ampliação das experiências e compreensões do pequeno leitor sobre si e o que o cerca.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-03-28 (2)
- 2024-03-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, Maria Betania Barbosa da Silva Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.