LITERATURA, CINEMA E MELANCOLIA

Autores

  • Gabriela Pauka UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3393

Resumo

O presente artigo aborda a intricada relação entre Literatura e Cinema, destacando a melancolia como um elemento central da reflexão. Já que no cerne da definição da afecção melancólica está a busca incessante por um objeto de afeto idealizado e inapreensível em sua anterioridade, a melancolia é utilizada como chave metodológica para a investigação acerca da tradução da linguagem literária em linguagem cinematográfica. Além disso, advoga-se pelo fato de que a faceta melancólica, aqui regente do trânsito entre as duas expressões artísticas, pode ser estendida ao debate sobre a criação artística per se. Os preceitos de Walter Benjamin (2012) sobre a tradução alicerçam a argumentação, que analisa o filme Melancolia (2012), de Lars von Trier, como obra em que a melancolia é tema e forma cinematográfica.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

PAUKA, G. LITERATURA, CINEMA E MELANCOLIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 70–86, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3393. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3393. Acesso em: 19 nov. 2024.