DA LITERATURA PARA O CINEMA: UM MODELO INTERMIDIAL DE ANÁLISE DE FILMES “ADAPTADOS” DE LIVROS

Autores

  • Jaimeson Machado Garcia Universidade de Santa Cruz do Sul https://orcid.org/0000-0002-3398-6828
  • Cristiane Lindemann Universidade de Santa Cruz do Sul
  • José Arlei Cardoso Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3401

Resumo

Com o propósito de enfatizar a relevância dos Estudos de Intermidialidade na avaliação das adaptações cinematográficas de obras literárias e promover a apreciação das diversas mídias envolvidas nesse processo, esta pesquisa busca introduzir um modelo analítico fundamentado nas etapas delineadas por Bruhn et al. (2022), dentro do arcabouço estabelecido por Elleström (2021) para esta perspectiva teórica. Em outras palavras, este artigo visa propor critérios a serem considerados ao comparar um livro e sua adaptação, evitando uma avaliação meramente superficial baseada no gosto pessoal. Para alcançar esse objetivo, primeiramente, apresentamos um breve panorama dos Estudos de Intermidialidade e os fundamentos de Elleström (2021). Em seguida, delineamos os critérios que respaldam a categorização do cinema e da literatura como mídias qualificadas. Por fim, propomos uma estrutura sistematizada para análise intermidial, utilizando as cinco etapas elencadas por Bruhn et al. (2022). Como exemplo prático, nos debruçamos sobre a transmidiação do livro Androides sonham com ovelhas elétricas? (1968), de Philip K. Dick, para o filme "Blade Runner — caçador de andróides" (1982), dirigido por Ridley Scott, propondo reflexões a respeito das relações entre as mídias envolvidas na adaptação literária para o cinema.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II.

Cristiane Lindemann , Universidade de Santa Cruz do Sul

Docente no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc); coordenadora da Agência Experimental A4, na mesma instituição; pesquisadora no Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD), grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), registrado no CNPq e vinculado à linha de pesquisa Jornalismo e Processos Editoriais. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2014) e mestre pelo mesmo programa (2008), graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Unisc (2005). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Porto, Portugal, sob orientação do professor dr. Jorge Pedro Sousa, com bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É cadastrada junto ao sistema e-MEC como de avaliadora de curso (reconhecimento). Tem experiência em TV, assessoria de imprensa, revista e jornal impresso. Temas de interesse para pesquisa: jornalismo digital, inovação no jornalismo, literacia digital e convergência midiática.

José Arlei Cardoso, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor pesquisador no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGL - UNISC), com bolsa de Pós-doutorado CAPES - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) - Pós-Doutorado Estratégico; Doutor em Letras pela UNISC (2021), na linha de Estudos literários e midiáticos; Mestre em Letras pela UNISC (2017), na linha de Processos literários, narrativos e comunicacionais; Especialista em Comunicação Digital pela Universidade de Caxias do Sul – UCS e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2015); Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1994).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

MACHADO GARCIA, J.; LINDEMANN , C.; CARDOSO, J. A. DA LITERATURA PARA O CINEMA: UM MODELO INTERMIDIAL DE ANÁLISE DE FILMES “ADAPTADOS” DE LIVROS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 164–182, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3401. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3401. Acesso em: 28 abr. 2024.