UMA REFLEXÃO SOBRE O PROJETO LITERÁRIO DE GONÇALVES DIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3458

Resumo

O presente artigo examina o projeto literário de Gonçalves Dias buscando destacar nestes os esforços empreendidos pelo autor em complexificar e desafiar o projeto literário romântico associado à política de construção identitária nacional do Segundo Reinado. Para tanto, apresentam-se o contexto da produção literária romântica e aspectos da biografia do autor e de sua trajetória intelectual, para, então, sob esta lente histórica, investigar as particularidades e os limites do projeto literário gonçalvino, que, paradoxalmente, corre em direção paralela e, ao mesmo tempo, por vezes oposta à conduzida pelo movimento romântico em concordância com as elites econômicas e intelectuais

Biografia do Autor

Júlia de Campos Lucena, UFRGS e Ruhr-Universität Bochum

Licenciada em Letras - Língua e Literatura Português/Francês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Estudos de Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade, com bolsa CAPES. Doutorado em andamento no mesmo programa, com bolsa Capes. Atua com pesquisas em História da Literatura.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

DE CAMPOS LUCENA, J. UMA REFLEXÃO SOBRE O PROJETO LITERÁRIO DE GONÇALVES DIAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 76–89, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3458. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3458. Acesso em: 27 abr. 2024.