A MÃE-D’ÁGUA, DE GONÇALVES DIAS: IMAGEM POÉTICA DE UMA FIGURA MULTIFACETADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3460

Resumo

O poeta Antônio Gonçalves Dias recebeu certo prestígio e reconhecimento no meio literário de sua época e das posteriores, até os dias atuais. Esse fato se deve tanto ao valor poético de suas composições, como a algumas das temáticas que escolheu abordar, que continham elementos já pertencentes à cultura brasileira da época. Um desses poemas é A Mãe-D’água, que foi publicado na categoria de Poesias Americanas na obra Últimos Cantos (1851) e faz referência a um mito cujas muitas variantes em diferentes culturas ao longo do tempo fizeram da Mãe-D’água uma figura multifacetada (Cascudo, 2012). Nessa perspectiva, levando em consideração as diversas formas como esse ser já foi representado e as características específicas das imagens construídas por meio do texto poético (Paz, 1982), este artigo analisa a imagem poética da Mãe-D’água construída por Gonçalves Dias em seu poema, que apesar de usar o mito como matéria-prima, possui uma realidade específica (Bachelard, 1993). Assim, considerando o aporte teórico utilizado, que inclui os teóricos já citados, mais autores como Bergson (2010), Ricoeur (2007) e Moisés (2000), além de Blanchot (2005), Silva (2011) e Galeno (2010), entende-se que a imagem da Mãe-D’água no espaço do poema consegue abrigar em si diversas outras, uma vez que seu caráter poético oferece certa liberdade para unir em uma única imagem, realidades diferentes e até conflitantes (Paz, 1982).

PALAVRAS-CHAVE: A Mãe-D’água; Gonçalves Dias; Imagem poética.

Biografia do Autor

Solange Santana Guimarães Morais, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui doutorado em Ciência da Literatura-UEMA/UFRJ(2014), mestrado em Teoria da Literatura-UFPE (2002), especialização em Leitura e produção de texto-PUC/MG(2000). Atualmente é Professora Adjunto II , 40h, Diretora dos Cursos de Letras do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Maranhense. Docente do Mestrado em Letras/UEMA. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa- CESC. Líder do Núcleo de Pesquisa em em Literatura Maranhense-NuPLiM/CNPq-CESC/UEMA. Membro do LANMO/México. Membro do CEP(Conselho de Ética em Pesquisa) da UEMA. Editora-Chefe da Revista de Letras - Juçara, do Departamento de Letras do CESC-UEMA. Coordenadora da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras-LICLE/CESC-UEMA.

Luíla Silva Lima Farias , Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA( 2023 -). Pós-graduanda em Informática na Educação, pelo Instituto Federal de Educação do Maranhão - IFMA (2022 -). Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2018 - 2022). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Literatura, Arte e Mídias (LAMID /CNPq-UEMA) e do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística ( NuPILL/CNPq - UFSC). Interessa-se pelos temas relacionados à literatura brasileira, teoria literária, relações entre a literatura e a tecnologia.

Nadja Hedra de Queiroz Lima, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2023). Graduada em Licenciatura Plena em Letras da Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias. Pesquisadora de Gonçalves Dias.

Valéria de Carvalho Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2018 - 2022). Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense (NuPLIM/CNPq - CESC/UEMA). Estuda Memória, Literatura Maranhense e Teoria Literária. 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTANA GUIMARÃES MORAIS, S.; SILVA LIMA FARIAS , L.; DE QUEIROZ LIMA, N. H.; DE CARVALHO SANTOS, V. A MÃE-D’ÁGUA, DE GONÇALVES DIAS: IMAGEM POÉTICA DE UMA FIGURA MULTIFACETADA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 90–105, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3460. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3460. Acesso em: 27 abr. 2024.