A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA BIOGRÁFICA EM “MARIA BONITA: SEXO, VIOLÊNCIA E MULHERES NO CANGAÇO”, DE ADRIANA NEGREIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3540

Resumo

Maria de Déa, popularmente conhecida como Maria Bonita, é uma figura histórica de grande destaque no contexto do cangaço brasileiro. Nesse sentido, Adriana Negreiros (2020) opta em reescrever a história não somente de Maria Déa, mas também de diversas mulheres que foram obrigadas a participarem do cangaço. Surge, assim, a obra “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço” para oferecer voz aos relatos antes desacreditados e/ou oprimidos. Além disso, observa-se que este livro se enquadra no Jornalismo Literário, gênero que converge fatos da realidade e estratégias da literatura – como a narração, a construção de personagens e recursos estilísticos. Dessa forma, tem-se como objetivos investigar a construção da narrativa biográfica no livro-reportagem “Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço”, de Adriana Negreiros; estabelecer os contornos do que é o livro-reportagem em relação ao ficcional; analisar o foco narrativo da obra em questão; perscrutar as especificidades da construção da personagem Maria Bonita. Assim, utilizou-se metodologia de cunho qualitativo e bibliográfico, visto que ambas possibilitam uma melhor análise das teorias e corpus selecionados.

 

Palavras-chave: Jornalismo literário; Ficção; Biografia.

 

Biografia do Autor

Ingrid Lopes Rodrigues Piauilino, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Letras-Português/Inglês pela UEMA e é mestranda, bolsista, em Teoria Literária (UEMA). Faz pós-graduação em Gamificação e Língua Portuguesa e Literatura no contexto educacional, ambos pela UNINTER. Também, é componente do Grupo de Pesquisa TECER (UEMA).

Andrea Teresa Martins Lobato, UEMA/UFRJ

Possui Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. É Professora da Universidade CEUMA  e Professora Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão, área de Concentração Teoria Literária.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

RODRIGUES PIAUILINO, I. L.; MARTINS LOBATO, A. T. A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA BIOGRÁFICA EM “MARIA BONITA: SEXO, VIOLÊNCIA E MULHERES NO CANGAÇO”, DE ADRIANA NEGREIROS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 312–328, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3540. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3540. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE