APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3543

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, em seu V.07 N. 03, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. Nessa edição, de modo especial, apresentamos o dossiê em alusão ao Bicentenário de Gonçalves Dias, este que foi organizado pelos pesquisadores: Solange Santana Guimarães Morais (UEMA), Emanoel César Pires Assis (UEMA) e Francinaldo de Jesus Morais (SEDUC/MA) e traz uma seleção de expressivas análises em torno do tema "CONTEXTOS SOCIAIS DO BRASIL E PORTUGAL E PRODUÇÕES ESCRITURÍSTICAS MULTITEMÁTICAS DE GONÇALVES DIAS (1823-1864)".

Biografia do Autor

Emanoel César Pires de Assis, UEMA

Possui graduação em Letras Licenciatura em Português/ Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Campus Caxias (2008). Mestre em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura em Meio Digital. Atualmente, interessa-se pelo estudo de narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea, ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem de literatura e Teoria Literária. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Literatura, Arte e Mídias - LAMID. Editor Gerente da Revista de Letras Juçara- UEMA. Bolsista de produtividade em pesquisa - UEMA 2018-2019 e 2021-2022. Professor Adjunto III na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, está como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UEMA e atua também como professor no programa de pós-graduação em Letras da UFPI.

Francinaldo de Jesus Morais, SEDUC/MA

Francinaldo de Jesus Morais nasceu em Caxias-MA, em 24/07/1964. Em 1993 iniciou seus estudos universitários de Licenciatura em História no Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC/UEMA, concluindo na mesma IES em 1999. Embora tenha organizado no CESC/UEMA seu interesse pelos estudos sobre o negro a partir das leituras de Josué Montello, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, seu TCC de Licenciatura tratou das consequências da crise da esquerda política caxiense em meio a um quadro mais geral da chamada ?Crise da razão?. Em 2002 realizou estudo na U. I. M. Paulo Freire sobre o teste (prova) como procedimento avaliativo, tendo em vista a obtenção do título de Especialista em Avaliação Educacional. No ano de 2005, aluno do Curso de Mestrado em História do Brasil (UFPI/CCHL), concluiu especialização em História do Brasil no CESC/UEMA, defendendo publicamente um TCC sobre Cidade, Memória e Identidade como ensaio para a construção da Dissertação de Mestrado. Defendeu sua dissertação em 2007, transformada em livro em 2008, ambos sob a orientação do Professor Doutor João Renor Ferreira de Carvalho, tratando das memórias de ?imagens identitárias? de indivíduos negros em Caxias. Foi professor substituto de História da UEMA, atuando ainda nos programas PROCAD e PQD desta IES. Atuou igualmente como professor de História na Universidade Estadual do Piauí - UESPI, pólo de Buriti Bravo-MA. Atualmente é professor de História das redes estadual (básico) do Maranhão e rede municipal (básico) de Caxias-MA e cursa 10º período de Bacharelado em Direito (FSA/PI). Membro do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense- NUPLIM/CNPq.

Lígia Vanessa Penha Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, BRASIL

Mestra em Letras, com área de concentração em Literatura, Memória e Cultura, linha de pesquisa: Literatura, Memória e Relações de Gênero, pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano/IESF, Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/ Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Habilitada Profissionalmente para Magistério de 1º Grau de 1º à 4º séries do Ensino de 2º Grau, pelo Colégio São Raimundo/CSR.

Solange Santana Guimarães Morais, UEMA

Possui doutorado em Ciência da Literatura-UEMA/UFRJ(2014), mestrado em Teoria da Literatura-UFPE (2002), especialização em Leitura e produção de texto-PUC/MG(2000). Atualmente é Professora Adjunto II , 40h, Diretora dos Cursos de Letras do CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria Literária, Literatura Comparada, Literatura Maranhense. Docente do Mestrado em Letras/UEMA. Coordenadora da Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa- CESC. Líder do Núcleo de Pesquisa em em Literatura Maranhense-NuPLiM/CNPq-CESC/UEMA. Membro do LANMO/México. Membro do CEP(Conselho de Ética em Pesquisa) da UEMA. Editora-Chefe da Revista de Letras - Juçara, do Departamento de Letras do CESC-UEMA. Coordenadora da Liga Interdisciplinar dos Cursos de Letras-LICLE/CESC-UEMA.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

PIRES DE ASSIS, E. C.; DE JESUS MORAIS, F.; OLIVEIRA, L. V. P.; GUIMARÃES MORAIS, S. S. APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1–3, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3543. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3543. Acesso em: 27 abr. 2024.