APRESENTAÇÃO

Autores

  • Carlos Augusto Viana da Silva UFC
  • Francisco Romário Nunes UESPI
  • José Ailson Lemos de Souza UEMA
  • Lígia Vanessa Penha Oliveira Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, BRASIL https://orcid.org/0000-0001-6771-9384

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3545

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, em seu V.07 N. 02, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. O Dossiê dessa edição, foi organizado pelos pesquisadores: Prof. Dr. Carlos Augusto Viana da Silva (UFC),Prof. Dr. Francisco Romário Nunes (UESPI), Prof. Dr. José Ailson Lemos de Souza (UEMA), e traz uma seleção de expressivas análises em torno do tema "A ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O CINEMA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E PESQUISA" 

Biografia do Autor

Carlos Augusto Viana da Silva, UFC

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em O Teatro Moderno em Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Letras (Descrição e Análise Linguísticas) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Bahia -UFBA. Atualmente é professor Associado III do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará- UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, tradução e língua inglesa.

Francisco Romário Nunes, UESPI

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, na linha de pesquisa Tradução Cultural e Intersemiótica. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2015). Graduado em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará (2012). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. É pesquisador dos Estudos de tradução, literatura e cinema, e participa do Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa - NELLI, da Universidade Federal do Ceará. Atua como Professor Adjunto I, Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Campus Prof. Antônio Giovanne Sousa - Piripiri, na área de Língua e Literatura Inglesa, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre Literaturas de Língua Inglesa, Adaptação Fílmica e Intermidialidade.

José Ailson Lemos de Souza , UEMA

Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2019), mestre em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Ceará (2012), com graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Professor de literaturas em língua inglesa na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Balsas. Co-autor do livro Do texto ao filme: a temática queer na literatura e no cinema. Professor de língua portuguesa para estrangeiros em curso coordenado pela Superintendência de Relações Internacionais da UEMA e da Universidad Santo Tomás (Chile). Projeto de pesquisa: Literatura contemporânea em língua inglesa: espaço e identidades culturais através da adaptação.

Lígia Vanessa Penha Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, BRASIL

Mestra em Letras, com área de concentração em Literatura, Memória e Cultura, linha de pesquisa: Literatura, Memória e Relações de Gênero, pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano/IESF, Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/ Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Habilitada Profissionalmente para Magistério de 1º Grau de 1º à 4º séries do Ensino de 2º Grau, pelo Colégio São Raimundo/CSR.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

VIANA DA SILVA, C. A.; NUNES, F. R.; LEMOS DE SOUZA , J. A.; OLIVEIRA, L. V. P. APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–5, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3545. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3545. Acesso em: 27 abr. 2024.