Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-03-28. Leia a versão mais recente.

APRESENTAÇÃO

Autores

  • Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha UEMA/ UFCG
  • Márcia Tavares Silva UFCG
  • Thiago Alves Valente UENP

Resumo

O dossiê Era uma vez... no nosso tempo: temas sociais nas realizações verbais e visuais da literatura para crianças e jovens, da Revista de Letras Juçara, tem como objetivo agregar contribuições acadêmicas que tragam ao leitor questões temáticas e formais mais recentes ou, melhor ainda, vivenciadas e percebidas por este como temas do presente.

Biografia do Autor

Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha, UEMA/ UFCG

Graduado em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Especialista em Literatura Brasileira (UESPI); Mestre em Letras, área de concentração em Literatura, Memória e Cultura (UESPI, CAPES); Doutorando em Linguagem e Ensino (2021-atual), área de concentração em Estudos Literários, pertencendo à linha de pesquisa Práticas Leitoras e Diversidade de Gêneros Literários, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, CAPES), na qualidade de bolsista da CAPES, Brasil. Membro no grupo de pesquisa "LLER - Literatura, Leitura e Ensino", da UESPI, na linha de pesquisa Literatura infantil e juvenil e a formação de leitores, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Possui experiência no exercício de magistério na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental da rede pública (Projovem) e privada (Educandário Santa Maria Goretti - ESMG), bem como no exercício de magistério superior, em nível de graduação, desde 2007, das instituições públicas Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como Coordenador do Curso de Letras Português no Campus de Luzilândia-PI da UESPI (2009-2011); Coordenador de Tutoria do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português (2014-2016) e Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Letras Português (2016-2020), ambos os cargos na modalidade a distância, ofertado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD), da UESPI, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre suas publicações acadêmicas na área de Letras, destaca-se a organização das obras: Livro infantil: arte, mercado e ensino (Paco Editorial, 2021), em coautoria com Maria do Socorro Rios Magalhães, e Livro juvenil: estética, crítica e experiência literária (Paco Editorial, 2021), em coautoria com Maria do Socorro Rios Magalhães e João Luís Ceccantini, ambas receberam o Selo "Altamente Recomendável" FNLIJ 2022 - Produção 2021, na categoria Livro Teórico; e Literatura premiada para crianças e jovens: da composição à sensibilização (Paco Editorial, 2022), em coautoria com Maria do Socorro Rios Magalhães e Vera Teixeira de Aguiar, obra que recebeu o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2023 - Produção 2022, na categoria Livro Teórico. Tem interesse e experiência de pesquisa na área de Letras, com ênfase no campo da Teoria Literária, Crítica Literária, Leitura Literária e Ensino, desenvolvendo estudos sobre Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Piauiense, Literatura Infantil e Juvenil, mobilizado pela composição do livro e pelos modos de educar o olhar do leitor literário, principalmente nos seguintes eixos: Literatura e sociedade, Fantasia na literatura, Ficção e história, Ilustração de livros infantis e juvenis, Formação do leitor literário e Literatura e ensino. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9701-4481.

Márcia Tavares Silva, UFCG

Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tutora do PET-Letras/UFCG. Tem experiência na área de Literatura atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.

Thiago Alves Valente, UENP

Graduado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, Alemã e Inglesa, e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), em 2001. Pós-graduação na área de "Literatura e vida social": mestrado em Letras pela UNESP-Assis, em 2004; doutorado em Letras pela UNESP-Assis, em 2009. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-Cornélio Procópio), desenvolvendo atividades de pesquisa nos seguintes temas: Literatura Infantil/Juvenil Brasileira, Teoria Literária e Metodologia do Ensino de Literatura. É membro dos grupos de pesquisa Literatura Juvenil: crítica e história; Leitura e Literatura na Escola. Coordena o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOLL no biênio 2021-2022. É aluno de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá. 

Publicado

2024-03-28

Versões

Como Citar

MONTEIRO ROCHA, D. do R.; SILVA, M. T.; VALENTE, T. A. APRESENTAÇÃO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–3, 2024. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3652. Acesso em: 30 maio. 2024.