ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Marcia de Jesus Oliveira Mascarenhas Universidade Estadual do Maranhão
  • Vanessa da Silva Campos da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Paula Regina Pereira Martins Universidade Estadual do Maranhão
  • Elmary da Costa Fraga Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria Claudene Barros Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1216

Resumo

O ensino é a forma sistemática de transmissão de conhecimentos, utilizada para instruir e educar, qual sofre transformações ao longo tempo com intuito de melhorar a aprendizagem. Na área biológica o conteúdo e metodologia usados no ensino médio estão voltados, quase que exclusivamente, para preparar os alunos para os exames vestibulares. Essa realidade não é diferente quando se trata do ensino de Genética que vem enfrentando dificuldades pelos alunos na assimilação dos seus conceitos básicos. Este trabalho objetivou avaliar uma metodologia de ensino alternativa com o uso do lúdico e materiais concretos, a fim de maximizar a aprendizagem no campo da Genética em dois Centros de Ensinos Públicos na cidade de Caxias, Maranhão, Brasil. A metodologia alternativa nesses centros mostrou-se como uma ferramenta eficaz, visto que houve melhora significativa na qualidade do ensino-aprendizagem e oportunizou aos alunos atuarem ativamente nas aulas, formulando questionamentos e soluções para problemas propostos. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Genética. Lúdico. METHODOLOGICAL STRATEGIES FOR TEACHING GENETICS IN PUBLIC SCHOOL ABSTRACT Teaching is a systematic way of transmission of knowledge, use to teach and to educate; it under goes transformation suffering time in order to improve learning. In the biological area, the content sand methodology in high school are focus edal most exclusive lyon preparing students for college entrance examination. This situation is no different when it comes to the teaching of genetics that has been facing difficulties in the assimilation of the students to its basic concepts. This study aimed to evaluate an alternative teaching methodology with the use of playful and concrete materials in order to maximize learning in the field of genetics in two schools of public teachings in Caxias, Maranhão, Brazil. The alternative methodology in these schools proved to be an effective tool since there was a significant improvement in the quality of teaching and learning and besides the students had an opportunity to actively act in classes by formulating questions and solutions to problems posed. Keywords: Genetics. Playful. Teaching and learning.

Biografia do Autor

Marcia de Jesus Oliveira Mascarenhas, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda do Programa Ciência Animal da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI, São Luís

Vanessa da Silva Campos da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA.

Paula Regina Pereira Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA

Elmary da Costa Fraga, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Genética e Biologia Molecular. Professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA.

Maria Claudene Barros, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Ciências Biológicas. Professora Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias – CESC/UEMA

Downloads

Publicado

2017-01-22

Como Citar

Mascarenhas, M. de J. O., da Silva, V. . da S. C., Martins, P. R. P., Fraga, E. da C., & Barros, M. C. (2017). ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1216

Edição

Seção

Artigos