ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA

Marcia de Jesus Oliveira Mascarenhas, Vanessa da Silva Campos da Silva, Paula Regina Pereira Martins, Elmary da Costa Fraga, Maria Claudene Barros

Resumo


O ensino é a forma sistemática de transmissão de conhecimentos, utilizada para instruir e educar, qual sofre transformações ao longo tempo com intuito de melhorar a aprendizagem. Na área biológica o conteúdo e metodologia usados no ensino médio estão voltados, quase que exclusivamente, para preparar os alunos para os exames vestibulares. Essa realidade não é diferente quando se trata do ensino de Genética que vem enfrentando dificuldades pelos alunos na assimilação dos seus conceitos básicos. Este trabalho objetivou avaliar uma metodologia de ensino alternativa com o uso do lúdico e materiais concretos, a fim de maximizar a aprendizagem no campo da Genética em dois Centros de Ensinos Públicos na cidade de Caxias, Maranhão, Brasil. A metodologia alternativa nesses centros mostrou-se como uma ferramenta eficaz, visto que houve melhora significativa na qualidade do ensino-aprendizagem e oportunizou aos alunos atuarem ativamente nas aulas, formulando questionamentos e soluções para problemas propostos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Genética. Lúdico.

METHODOLOGICAL STRATEGIES FOR TEACHING GENETICS IN PUBLIC SCHOOL

ABSTRACT

Teaching is a systematic way of transmission of knowledge, use to teach and to educate; it under goes transformation suffering time in order to improve learning. In the biological area, the content sand methodology in high school are focus edal most exclusive lyon preparing students for college entrance examination. This situation is no different when it comes to the teaching of genetics that has been facing difficulties in the assimilation of the students to its basic concepts. This study aimed to evaluate an alternative teaching methodology with the use of playful and concrete materials in order to maximize learning in the field of genetics in two schools of public teachings in Caxias, Maranhão, Brazil. The alternative methodology in these schools proved to be an effective tool since there was a significant improvement in the quality of teaching and learning and besides the students had an opportunity to actively act in classes by formulating questions and solutions to problems posed.

Keywords: Genetics. Playful. Teaching and learning.

Texto completo:

PDF