FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA: UM PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS NA AMAZÔNIA LEGAL

Enilde de Sousa Pereira, Ana Claudia Tasinaffo Alves

Resumo


O presente estudo objetivou apresentar um quadro atual sobre a oferta de formação inicial de professores de Ciências Naturais/Química para a Educação Básica na Amazônia Legal a partir dos quantitativos de vagas e cursos de Licenciaturas em Ciências Naturais/Química, presenciais e a distância, ofertados por Instituições Públicas de Ensino Superior, comparando-os com a distribuição da população da região. A fonte principal de coleta dos dados sobre os cursos foi o sistema e-MEC, e os dados sobre a população foram extraídos do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A execução desta pesquisa apresenta o quadro atual da oferta de cursos de formação de professores de Ciências Naturais/Química na Amazônia Legal. O número de cursos encontrados foi cento e doze (112), sendo oitenta e seis (86) cursos presenciais e vinte e seis (26) oferecidos na modalidade EAD. Apesar do aumento na oferta de cursos de formação de professores de ciências, ainda é perceptível a insuficiência desse profissional no mercado de trabalho. Logo, é fundamental estudar a formação desse profissional tão escasso e tão essencial à nossa educação básica.
Palavras chave: Formação docente; Amazônia Legal; Ciências Naturais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18817/pef.v23i1.1654