v. 23 n. 1 (2018)

					Visualizar v. 23 n. 1 (2018)
Publicado: 2018-07-04

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1649
    Jackson Ronie Sá da Silva, Weyffson Henrique Luso dos Santos

Artigos

  • A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA PLATAFORMA FREIRE, PROFEBPAR/PARFOR/UFMA: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1662
    Grigorio Duarte Neto, Janick de Lisieux Diniz Serejo
  • A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1651
    Raimundo José Barbosa Brandão, Raimundo Luna Neres
  • AS COMPREENSÕES DOCENTES DA PERTINÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO DOS ANOS INICIAIS

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1652
    João Carlos Pereira de Moraes, Vânia Figueira de Assis Bruzarosco
  • PROVINHA E PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1653
    Ednei Luís Becher, Fabiola Maria Arioli Tomasi, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo
  • FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA: UM PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS NA AMAZÔNIA LEGAL

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1654
    Enilde de Sousa Pereira, Ana Claudia Tasinaffo Alves
  • PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM EXPERIMENTOS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO MANEIRA DE APRENDER CONCEITOS INICIAIS DA QUÍMICA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1655
    Willian Inocêncio dos Santos, Marcelo Franco Leão
  • ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM AUTISMO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO: COM A PALAVRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1656
    Lucas Luiz Nogueira Santos, Marcelo Franco Leão, Francisca Melo Agapito
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: FORTALECIMENTO, VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1657
    Amós Santos Silva, Maria Fernanda dos Santos Alencar
  • A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA “ENSINO MÉDIO INOVADOR” COMO PROMOTOR DE AÇÕES PARA O EIXO INTEGRADOR: MEIO AMBIENTE

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1658
    Maria Lindalva Alves da Silva, Gonçalo Mendes da Conceição, Rosângela Nunes Almeida da Silva
  • SOBRE A PRÁTICA, TRAJETÓRIA E PROCESSOS FORMATIVOS DE UM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1659
    Mauro Guterres Barbosa, Tadeu Oliver Gonçalves
  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA NO CUIDADO COM IDOSOS HIPERTENSOS

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1660
    Hartenisa Andrade Santos, Sâmea Cristina Santos Gomes, Raina Jansen Cutrim Propp Lima
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS COM AULAS PRÁTICAS: OBSERVAR, FAZER E APRENDER

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1661
    Leandro Pereira Rezende, Fabrícia da Silva Almeida, Antonilda de Meira Pereira, Sara da Silva Chaves, José Luís dos Santos Sousa