FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA: UM PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS NA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Enilde de Sousa Pereira Instituto Federal de Mato Grosso
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1654

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar um quadro atual sobre a oferta de formação inicial de professores de Ciências Naturais/Química para a Educação Básica na Amazônia Legal a partir dos quantitativos de vagas e cursos de Licenciaturas em Ciências Naturais/Química, presenciais e a distância, ofertados por Instituições Públicas de Ensino Superior, comparando-os com a distribuição da população da região. A fonte principal de coleta dos dados sobre os cursos foi o sistema e-MEC, e os dados sobre a população foram extraídos do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A execução desta pesquisa apresenta o quadro atual da oferta de cursos de formação de professores de Ciências Naturais/Química na Amazônia Legal. O número de cursos encontrados foi cento e doze (112), sendo oitenta e seis (86) cursos presenciais e vinte e seis (26) oferecidos na modalidade EAD. Apesar do aumento na oferta de cursos de formação de professores de ciências, ainda é perceptível a insuficiência desse profissional no mercado de trabalho. Logo, é fundamental estudar a formação desse profissional tão escasso e tão essencial à nossa educação básica. Palavras chave: Formação docente; Amazônia Legal; Ciências Naturais.

Biografia do Autor

Enilde de Sousa Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Confresa. Especialista em Ensino de Ciências, Licenciada em Ciências da Natureza – Habilitação em Química.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso

Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT Campus Confresa. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências – Polo UFMT. Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales e em Ciências da Natureza – com habilitação em Química pela UFMT. Especialista em Química pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Ciência de Materiais pela UFMT.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Pereira, E. de S., & Alves, A. C. T. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA: UM PANORAMA DA OFERTA DE CURSOS NA AMAZÔNIA LEGAL. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1654

Edição

Seção

Artigos