SOBRE A PRÁTICA, TRAJETÓRIA E PROCESSOS FORMATIVOS DE UM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores

  • Mauro Guterres Barbosa Universidade Estadual do Maranhão
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1659

Resumo

Neste texto investigativo foi possível realizar reflexões que aproximaram o referencial teórico do campo de pesquisa referente à formação de professores da história de vida profissional de um professor formador de professores que ensinam Matemática. Foi possível destacar tendências e dimensões da formação de professores na contemporaneidade, as quais serviram de balizadores para aproximações de conceitos de saber docente, reflexão sobre a prática, pesquisa no ensino, competências da formação, possibilitando-nos avultar características para o que chamaremos de “professor do futuro”. Por meio destes diálogos entre referenciais teóricos e a prática traduzida por histórias de vida é possível identificarmos indícios de constituição de uma identidade profissional docente. Palavras-chave: Competências; Identidade Profissional; Formação de Professores; Reflexão; Saberes Docentes.

Biografia do Autor

Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/IEMCI). Professor na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CECEN/DEMATI) e na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão (SEDUC/MA). São Luís – MA.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular na Universidade Federal do Pará (UFPA/IEMCI). Belém -PA.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Barbosa, M. G., & Gonçalves, T. O. (2018). SOBRE A PRÁTICA, TRAJETÓRIA E PROCESSOS FORMATIVOS DE UM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1659

Edição

Seção

Artigos