SOBRE A PRÁTICA, TRAJETÓRIA E PROCESSOS FORMATIVOS DE UM PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Mauro Guterres Barbosa, Tadeu Oliver Gonçalves

Resumo


Neste texto investigativo foi possível realizar reflexões que aproximaram o referencial teórico do campo de pesquisa referente à formação de professores da história de vida profissional de um professor formador de professores que ensinam Matemática. Foi possível destacar tendências e dimensões da formação de professores na contemporaneidade, as quais serviram de balizadores para aproximações de conceitos de saber docente, reflexão sobre a prática, pesquisa no ensino, competências da formação, possibilitando-nos avultar características para o que chamaremos de professor do futuro. Por meio destes diálogos entre referenciais teóricos e a prática traduzida por histórias de vida é possível identificarmos indícios de constituição de uma identidade profissional docente.
Palavras-chave: Competências; Identidade Profissional; Formação de Professores; Reflexão; Saberes Docentes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18817/pef.v23i1.1659