Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA DE LETRAS - JU?ARA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Norma de submissão para ARTIGOS

Os textos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola deverão ser redigidos conforme as normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6022 de maio de 2003. Poderão estar formatados em .doc ou .docx. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:


Margens superior e esquerda: 3 cm;

Margens inferior e direita: 2,5 cm;

Formato de papel: A4;

Fonte: Arial, corpo 12;

Espaço 1,5 cm;

Alinhamento justificado;

Os artigos devem ter entre 10 e 20 páginas;

 

A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:


Elementos pré-textuais


- Título em caixa alta, centralizado em negrito;

- Resumo do texto (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (máximo cinco), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10, na língua do texto;

Importante: As colaborações enviadas para análise não deverão conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados serão cadastrados no próprio formulário de submissão.

 

Elementos textuais


- Constituído em partes, os subtítulos devem iniciar com maiúsculas, sem recuo, em negrito; Ex: Poesia e prosa: diferenças e similaridades

- Um espaço duplo entre as citações maiores de 3 linhas e o texto;

- As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser jpg. As imagens deverão ser identificadas, com título ou legenda abaixo da imagem (fonte Arial, corpo 10) e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.);

- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações: a) sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta  (Ex: SILVA, 1992, p. 3-23), para citação direta;  e b) sobrenome do autor em caixa alta e o ano da publicação entre parênteses, para citação indireta.


- Se a citação direta tiver mais de 3 linhas, deve vir separada do parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Arial 10 e espaçamento entrelinhas simples.


- Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página em fonte Arial, corpo 10.


- Para ênfase ou destaque, deve-se usar o negrito, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

  

Elementos pós-textuais

Seguir esta sequência:

1. Título do artigo em inglês (e em Português, para artigos em outros idiomas), centralizado, caixa alta, sem negrito;

2. Resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave (Keywords), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10 (e em Português, para artigos em outros idiomas); Atenção: é expressamente importante que os textos em outra língua sejam revisados por profissionais habilitados.

3. Referências – deverão ser apresentadas ao final do texto, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023), por exemplo:


Livro: sobrenome do autor, nome. Título do livro (itálico), local de publicação: editora, data.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


Artigo: sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo, nome do periódico (itálico), local de publicação, editora ou entidade responsável pela publicação, volume, número do periódico, números inicial e final das páginas do artigo, data.

COSTA, A. F. C. Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Trans-in-formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 1989.

 

Sobre as Resenhas:


- A apresentação das resenhas deve seguir os mesmos elementos quanto aos aspectos formais e elementos textuais e não é necessário resumo;

- As resenhas deverão ter no máximo 4 laudas, apresentando na primeira página a referência bibliográfica da obra em apreço, seguido do nome do autor da resenha.

TEXTOS SUBMETIDOS À PUBLICAÇÃO QUE ESTEJAM SEM REVISÃO GRAMATICAL/ORTOGRÁFICA E/OU FORA DAS DIRETRIZES ACIMA SERÃO AUTOMATICAMENTE DESCONSIDERADOS.

Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

Cada autor pode publicar até dois trabalhos por número.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Autoriza a revista a ceder o trabalho para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word

    (Não deve ultrapassar 2MB).

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Os dados referentes à autoria do texto não se encontram expressos no texto, constando somente na seção Metadados deste formulário.
 

Declaração de Direito Autoral

A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.