DEIXA ELA ENTRAR: A REALIDADE COMO INQUIETAÇÃO NO FANTÁSTICO

Autores

  • Adrianna Alberti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fabio Dobashi Furuzato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1553

Resumo

A literatura fantástica abarca muitas obras de forma confusa, pois comumente define-se a narrativa fantástica como aquilo que não é real, ou seja, fantástico, irreal, fantasia, porém, não se trata apenas de uma narrativa cujo aparecimento de elemento sobrenatural é definidor. Partimos do estudo das contribuições teóricas de Tzvetan Todorov, presentes em sua obra Introdução à literatura fantástica (2008) que, através de abordagem mais estruturalista, estabelece parâmetros rígidos sobre o fantástico, sendo este delimitado a partir da incerteza e da hesitação. Em diálogo, tomamos a teorização do fantástico de David Roas, em A ameaça do fantástico: aproximações teóricas (2014), que indica o fantástico a partir da relação conflituosa entre a obra literária e o real, tal qual o leitor o compreende e percebe, sendo, dessa forma, o fantástico tido como a representação da transgressão do real. Elaboramos então, a análise do elemento vampiro, aplicado na obra contemporânea Deixa ela entrar (2014), de John Ajvide Lindqvist.

Biografia do Autor

Adrianna Alberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada como Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em 2013, destacando-se a pesquisa com a Teoria Psicanalítica em diálogo com Literatura, em especial Literatura Fantástica. Graduanda em Bacharel em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Mestranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico de Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, com área de concentração em Historiografia Literária.

Fabio Dobashi Furuzato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do Mestrado Acadêmico em Letras, na linha de Historiografia Literária; do Mestrado Profissional em Letras; e dos cursos de Graduação em Letras (Bacharelado, Licenciatura Português/Inglês e Licenciatura Português/Espanhol)

Referências

ALVAREZ, Roxana Guadalupe Herrera, Apresentação do Autor. In. ROAS, David, A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. São Paulo: Unesp, 2014. 215p.

CAMARANI, Ana Luiza Silva, A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2014. 217p.

JUNIOR, Pedro Augusto Moraes Simões, A Construção do Mito Vampiresco. In. O Eterno Retorno de Nosferatu. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/simoes-pedro-o-eterno-retorno-de-nosferatu.pdf>. Acesso em 19 de março de 2018.

LINDQVIST, John Ajvide. Deixa Ela Entrar. (Trad. Marisol Santos Moreira). São Paulo: Globo, 2012.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Michaelis Online. Editora Melhoramentes, 2016. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=vampiro>. Acesso em: 19 de março de 2018.

ROAS, David, A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. São Paulo: Unesp, 2014. 215p.

______. El monstruo pós-moderno y los limites de lo fantástico. Rio de Janeiro, UERJ, 2014. (Palestra).

STOKER, Bram. Drácula. (Trad. Vera M. Renoldi). São Paulo: Nova Cultural, 2002. 366p.

TODOROV, Tzvetan, Introdução à literatura fantástica. (Trad. Maria Clara Correa Castello). São Paulo: Perspectiva, 2008. 188p.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

ALBERTI, A.; FURUZATO, F. D. DEIXA ELA ENTRAR: A REALIDADE COMO INQUIETAÇÃO NO FANTÁSTICO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 189–205, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1553. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1553. Acesso em: 26 abr. 2024.