DEIXA ELA ENTRAR: A REALIDADE COMO INQUIETAÇÃO NO FANTÁSTICO

Autores/as

  • Adrianna Alberti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Fabio Dobashi Furuzato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1553

Resumen

A literatura fantástica abarca muitas obras de forma confusa, pois comumente define-se a narrativa fantástica como aquilo que não é real, ou seja, fantástico, irreal, fantasia, porém, não se trata apenas de uma narrativa cujo aparecimento de elemento sobrenatural é definidor. Partimos do estudo das contribuições teóricas de Tzvetan Todorov, presentes em sua obra Introdução à literatura fantástica (2008) que, através de abordagem mais estruturalista, estabelece parâmetros rígidos sobre o fantástico, sendo este delimitado a partir da incerteza e da hesitação. Em diálogo, tomamos a teorização do fantástico de David Roas, em A ameaça do fantástico: aproximações teóricas (2014), que indica o fantástico a partir da relação conflituosa entre a obra literária e o real, tal qual o leitor o compreende e percebe, sendo, dessa forma, o fantástico tido como a representação da transgressão do real. Elaboramos então, a análise do elemento vampiro, aplicado na obra contemporânea Deixa ela entrar (2014), de John Ajvide Lindqvist.

Biografía del autor/a

Adrianna Alberti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada como Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em 2013, destacando-se a pesquisa com a Teoria Psicanalítica em diálogo com Literatura, em especial Literatura Fantástica. Graduanda em Bacharel em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Mestranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico de Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, com área de concentração em Historiografia Literária.

Fabio Dobashi Furuzato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do Mestrado Acadêmico em Letras, na linha de Historiografia Literária; do Mestrado Profissional em Letras; e dos cursos de Graduação em Letras (Bacharelado, Licenciatura Português/Inglês e Licenciatura Português/Espanhol)

Citas

ALVAREZ, Roxana Guadalupe Herrera, Apresentação do Autor. In. ROAS, David, A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. São Paulo: Unesp, 2014. 215p.

CAMARANI, Ana Luiza Silva, A literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo, SP: Cultura Acadêmica, 2014. 217p.

JUNIOR, Pedro Augusto Moraes Simões, A Construção do Mito Vampiresco. In. O Eterno Retorno de Nosferatu. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/simoes-pedro-o-eterno-retorno-de-nosferatu.pdf>. Acesso em 19 de março de 2018.

LINDQVIST, John Ajvide. Deixa Ela Entrar. (Trad. Marisol Santos Moreira). São Paulo: Globo, 2012.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Michaelis Online. Editora Melhoramentes, 2016. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=vampiro>. Acesso em: 19 de março de 2018.

ROAS, David, A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. São Paulo: Unesp, 2014. 215p.

______. El monstruo pós-moderno y los limites de lo fantástico. Rio de Janeiro, UERJ, 2014. (Palestra).

STOKER, Bram. Drácula. (Trad. Vera M. Renoldi). São Paulo: Nova Cultural, 2002. 366p.

TODOROV, Tzvetan, Introdução à literatura fantástica. (Trad. Maria Clara Correa Castello). São Paulo: Perspectiva, 2008. 188p.

Publicado

2018-07-31

Cómo citar

ALBERTI, A.; FURUZATO, F. D. DEIXA ELA ENTRAR: A REALIDADE COMO INQUIETAÇÃO NO FANTÁSTICO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 189–205, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1553. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1553. Acesso em: 22 jul. 2024.