CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA AÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Luciano Feliciano de Lima

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1012

Resumo

A temática envolvendo a pedagogia universitária vem se constituindo num campo epistemológico profícuo envolvendo a urgência da qualificação do trabalho docente no âmbito universitário. Este artigo trata acerca de concepções de projetos de extensão e na maneira que essas ações se desenvolvem em uma instituição de ensino superior pública, do interior do estado de São Paulo. Objetiva-se entender o papel da extensão correlacionado ao ensino e a pesquisa por meio dos seus projetos e programas extensionistas. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores coordenadores dos projetos de extensão estudados para essa pesquisa, três deles são integrantes do Instituto de Biociências (IB), dois do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), ambos institutos da Unesp campus Rio Claro e um professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). O quadro 1 apresenta algumas informações referentes a esses professores. Nessa pesquisa realizou-se uma análise qualitativa dos depoimentos dos professores coordenadores dos projetos aqui selecionados, visando refletir sobre a concepção e as diferentes perspectivas dos projetos de extensão na formação de professores. Os trabalhos selecionados contemplavam, basicamente, dois critérios: ações voltadas à formação de professores e que contemplassem um grande número de pessoas envolvidas. Entende-se que esse trabalho contribui com reflexões sobre a ação do professor universitário em relação à necessidade de aproximação entre ensino, pesquisa e extensão, de forma indissociável. Palavras-chave: Contexto Universitário, Extensão Universitária, Formação de Professores, Indissociabilidade. CONTRIBUTIONS OF EXTENSION PROJECTS IN THE PROFESSIONAL ACTION OF UNIVERSITY TEACHERS ABSTRACT The issue involving the university pedagogy is becoming an epistemological fruitful field involving the urgency of the qualification of teaching in universities. This article is about extension project concepts and the way that these actions are developed in a public higher education institution in the state of São Paulo. The objective is to understand the role of extension correlated to teaching and research through its projects and extension programs. The subjects were six head teachers of extension projects studied for this research, three of them are members of the Institute of Biosciences (IB), two of the Institute of Geosciences and Exact Sciences (IGCE), both institutes of Unesp Rio Claro campus and professor Luiz de Queiroz College of Agriculture (ESALQ / USP). Table 1 sets forth certain information relating to these teachers. In this research we carried out a qualitative analysis of the reports of the coordinators of projects selected teachers here, aiming to reflect on the design and the different perspectives of extension projects in teacher training. Selected works contemplated basically two criteria: actions aimed at training of teachers and that addressed a large number of people involved. It is understood that this work contributes to reflections on the action of a university professor about the need of bringing together teaching, research and extension inseparably. Keywords: inseparability, teacher training, university contexto, university extension.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Lima, L. F. de. (2015). CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA AÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1012

Edição

Seção

Artigos