O PROFESSOR, O ALUNO, A ESCOLA E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA PESQUISA COM PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE MOGI MIRIM-SP

Autores

  • Maurício Bronzatto
  • Ricardo Leite Camargo
  • Kleber Tüxen Carneiro
  • Eliasaf Rodrigues de Assis

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1015

Resumo

Partindo do diagnóstico de La Taille (2006) sobre a existência de um mal-estar ético presente na sociedade contemporânea e evidenciado em uma pesquisa que este mesmo autor comandou no ano de 2005 entre jovens da capital paulista, realizamos, nós mesmos, uma investigação semelhante junto a 85 professores e a 566 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual da cidade de Mogi Mirim SP. O objetivo foi verificar se na nova realidade investigada encontraríamos o mesmo fenômeno social, sobretudo relacionado ao universo escolar. A representação de professores e alunos sobre a Educação e a escola atuais; as interações e os conflitos escolares; as influências recebidas para a formação da identidade; o olhar e as expectativas que ambos apresentam sobre o comportamento atual e o papel ideal do outro; eis alguns dos principais aspectos pesquisados: professores e alunos detêm pontos de vista opostos em relação à contextualização dos conteúdos ensinados: os primeiros os avaliam como tendo grande relação com o cotidiano dos alunos; estes, por sua vez, não enxergam a mesma relação e tacham o currículo e a escola de obsoletos. Uns e outros estão de acordo sobre uma crise de valores na sociedade contemporânea, debaixo de cuja influência enxergam muitos adversários ao seu redor. Apesar dos inúmeros conflitos, a maior parte dos quais resolvidos com animosidade, o que faz com o que o professor se sinta entre poucos amigos, os alunos continuam reconhecendo em seus mestres pessoas de grande importância para a sociedade e para o seu desenvolvimento pessoal. Quando perguntados sobre o que consideram as duas maiores necessidades da sociedade em que vivem, ambos dão o mesmo parecer: Educação e Ética. Contudo, trata-se de uma voz, em geral, cúmplice de um movimento crepuscular do dever cuja influência repercute nos domínios escolares. Palavras-chave: a escola e a sociedade atuais, aluno, conflitos escolares, crise de valores, formação de valores dos jovens, professor. THE TEACHER, THE STUDENT, THE SCHOOL AND CONTEMPORARY SOCIETY: A SURVEY WITH TEACHERS AND STUDENTS OF PUBLIC SCHOOLS OF CITY OF MOGI MIRIM-SP ABSTRACT Based on the diagnosis of La Taille (2006) on the existence of an ethical uneasiness in contemporary society and this evidenced in a study that led the same author in 2005 among young people in the capital city, we, ourselves, conducted a similar investigation along with 85 teachers and 566 high school students from public schools in the city of Mogi Mirim SP. The goal was to investigate if in this new reality we would find the same social phenomenon, especially in relation to school. The representation of teachers and students on education and school today; interactions and school conflicts, the influences received for the formation of identity, attitudes and expectations both present on the current behavior and the ideal role for each other; these were some of prominent aspects surveyed: teachers and students hold opposing views regarding the contextualization of the contents taught: The first evaluate them as having great relationship with the daily life of students but they, in turn, can not see the same relationship and regard both the curriculum and school as obsolete. A few agreed on a crisis of values present in contemporary society, and under its influence, see many opponents around them. Despite numerous conflicts, most of which resulted in animosity, which makes teachers feel they are not among friends, students continue to recognize that their professors are people of great importance for society and for their own personal development. When asked what they consider the two greatest needs of the society they live in, both give the same advice: Education and Ethics. Yet, it is one voice, in general, an accomplice of a merging movement of responsibility, which influences scholastics. Keywords: crisis of values, formation of values of young people, school and society today, school conflicts, student, teacher.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Bronzatto, M., Camargo, R. L., Carneiro, K. T., & Assis, E. R. de. (2015). O PROFESSOR, O ALUNO, A ESCOLA E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA PESQUISA COM PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE MOGI MIRIM-SP. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1015

Edição

Seção

Artigos