SAÚDE E MEIO AMBIENTE NO CURRÍCULO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ-MA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1018Resumo
A inclusão dos temas transversais no currículo escolar brasileiro se insere na ampliação das funções conferidas à escola na atualidade. Esse trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Saúde e do Meio Ambiente no currículo de escolas públicas do Ensino Fundamental de Imperatriz, Maranhão. Para tanto se desenvolveu uma pesquisa do tipo documental, de natureza descritiva, envolvendo uma abordagem qualitativa. Foram utilizados, nesta pesquisa, os documentos escolares como Projeto Político Pedagógico (PPP), Projetos disciplinares e/ou interdisciplinares na área da saúde e do meio ambiente. O universo amostral foi constituído de 5 escolas Públicas do Ensino Fundamental, sendo 4 localizadas na periferia urbana e 1 na zona rural, do Município de Imperatriz, Maranhão, incluídas no programa Escolas Sustentáveis. As discussões estão fundamentadas nas concepções de escola cidadã, de interdisciplinaridade e transversalidade, e foram norteadas pelas concepções de Saúde e Meio Ambiente, constantes nos documentos normativos da educação brasileira como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Referenciais Curriculares do Estado do Maranhão (RCEM), no manual das Escolas Sustentáveis e nas decisões dos fóruns nacionais e internacionais sobre Educação, Saúde e Meio Ambiente. Os resultados revelam a necessidade de se rever o processo de transversalidade e interdisciplinaridade das temáticas de Saúde e Meio Ambiente no currículo das escolas incluídas na pesquisa. Palavras-chave: saúde, meio ambiente, currículo, escola sustentável. HEALTH AND ENVIRONMENT IN THE CURRICULUM OF PUBLIC ELEMENTARY SCHOOL OF IMPERATRIZ-MA ABSTRACT The inclusion of cross-cutting themes in the Brazilian school curriculum fits into the expansion of the functions conferred to school today. This paper aims to analyze the insertion of Health and Environment in the curriculum of public elementary school of Imperatriz, Maranhão. For that it was developed a kind of documentary research, with a descriptive, analytical and exploratory nature, involving a qualitative approach. In this work, official documents of national, state and municipal level, and files of the investigated schools, as Political Pedagogical Project, Disciplinary and / or Interdisciplinary Projects in Health and the environmental area were used. The survey area of this work was consisted of five public elementary schools, four of them in the urban periphery and one, in the rural municipality, in the city of Imperatriz, Maranhão, included in the Sustainable Schools program. The discussions are based on the concepts of citizen school, of interdisciplinarity and mainstreaming, and they were guided by the concepts of Health and Environment, contained in the Brazilian educational legislation as the National Curricular Parameters (PCN), the Curriculum Frameworks of Maranhão (RCEM) , in Handbook of Sustainable Schools and the decisions of national and international forums on Education, Health and Environment. The results reveal the necessity to review the process of mainstreaming and interdisciplinarity of themes of Health and Environment in the curriculum of schools included in the survey. Keywords: Health, environment, curriculum, sustainable school.Downloads
Publicado
2015-12-30
Como Citar
Lima, R. C. C., & Longhin, S. R. (2015). SAÚDE E MEIO AMBIENTE NO CURRÍCULO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM IMPERATRIZ-MA. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1018
Edição
Seção
Artigos