O USO DE NARRATIVAS E O ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DE UMA CARTA DE CHARLES DARWIN A ALFRED RUSSEL WALLACE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1121Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir o papel do uso de narrativas no ensino de Biologia, a partir da análise de uma das cartas escritas por Charles Darwin a Alfred Russel Wallace. As cartas trocadas entre Darwin e vários pesquisadores da época configuram um processo de negociação de significados biológicos, sendo várias delas relacionadas ao assunto da seleção natural e que retratam parte do percurso de elaboração da teoria da evolução. Nesse trabalho foi analisada a carta de Charles Darwin destinada a Alfred Russel Wallace de maio de 1857. Os elementos identificados nas narrativas refletem uma boa articulação e embasamento de ideias. Foram identificados também elementos retóricos, os quais são importantes não somente por evidenciarem o aspecto persuasivo de defesa de ideias, mas também por possibilitarem uma visão de autoria coletiva da Ciência em que estão presentes situações de negociações de sentido. Portanto, o trabalho com narrativas no ensino de Biologia pode auxiliar não somente na abordagem de conceitos biológicos, mas, principalmente, na construção de uma visão adequada da Ciência e de seu processo de construção. Palavras-chave: narrativas, cartas, Ensino de Biologia, Charles Darwin. THE USE OF NARRATIVE AND BIOLOGY EDUCATION: ANALYSIS OF A LETTER FROM CHARLES DARWIN TO ALFRED RUSSEL WALACE ABSTRACT This paper is meant to discuss the role of the use of narratives in biology teaching from the analysis of one of the letters written by Charles Darwin Alfred Russel Wallace. The letters exchanged between Darwin and several researchers of the time constitute a negotiation process of biological meanings, and several of them related to the subject of natural selection and portray part of the development path of evolution. In this work we use a letter from Charles Darwin intended to Alfred Russel Wallace May 1857. Elements identified in the narratives reflect a good articulation and foundation of ideas. They were also identified rhetorical elements, which are important not only because they show the persuasive aspect of defense ideas, but also make possible a vision of collective authorship of Science in situations that are present meaning negotiation. Therefore, work with narratives in biology teaching can help not only in addressing biological concepts, but mainly in the construction of an adequate view of science and its construction process. Keywords: narratives, letters, Biology teaching, Charles Darwin.Downloads
Publicado
2016-07-08
Como Citar
do Valle, M. G., & Motokane, M. T. (2016). O USO DE NARRATIVAS E O ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DE UMA CARTA DE CHARLES DARWIN A ALFRED RUSSEL WALLACE. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1121
Edição
Seção
Artigos