v. 21 n. 1 (2016)

Publicado: 2016-07-08

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1135
    Jackson Ronie Sá da Silva, Weyffson Henrique Luso dos Santos

Artigos

  • O USO DE NARRATIVAS E O ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DE UMA CARTA DE CHARLES DARWIN A ALFRED RUSSEL WALLACE

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1121
    Mariana Guelero do Valle, Marcelo Tadeu Motokane
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O PERÍODO DO DEFESO DA PESCA: UMA ABORDAGEM NA ESCOLA E COM FAMILIARES DOS ESTUDANTES DE UMA COMUNIDADE PESQUEIRA DO MARANHÃO, BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1122
    Lucenilde Carvalho de Freitas, Ana Paula Pereira Viana, Ticianne de Sousa de Oliveira Mota Andrade, Jonatas da Silva Castro, Wanda dos Santos Batista, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta
  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1123
    Sâmea Cristina Santos Gomes, Sara Ramos Rodrigues, Antonia Bárbara da Silva, Allanna Keylla Silva Arruda, Níbia Maria da Silva, Rael dos Santos Macedo, Emily Nunes Pereira Lima, Ingredy Elkana Andrade Ferreira
  • O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CODÓ-MA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1124
    Maria da Conceição Gomes da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
  • TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: AS NOÇÕES DOS ESTUDANTES AO EXPLICAREM FATOS DE UMA HISTÓRIA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1125
    Daniela Rodrigues da Silva, José Cláudio Del Pino
  • CONTRIBUTOS DOS ESTUDOS ÉTICOS DE FOUCAULT PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM PESQUISA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1126
    Sayarah Carol Mesquita dos Santos, Ciro Oliveira Bezerra
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1127
    Claudia Barcelos de Moura Abreu, Lucila Pesce
  • A VISÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS EM FORMAÇÃO A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1128
    Cássia Mara Ribeiro de Paiva, Adilson Silva Mello, Vanessa Cristhina Gatto Chimendes, Nicole Cristiane Gica dos Santos
  • REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE SUAS BASES EPISTEMOLÓGICAS: DA RACIONALIDADE PRÁTICA À PRÁXIS EDUCATIVA

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1129
    Elmo de Souza Lima
  • A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA GESTÃO ESCOLAR EM MACEIÓ-ALAGOAS

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1131
    Givanildo da Silva da Silva
  • PONTOS EXTREMOS DA ILHA DO MARANHÃO: ESTUDOS PRELIMINARES DO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR POR MEIO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH

    DOI: https://doi.org/10.18817/pesquisa em foco.v21i1.1133
    Eric Rommel Ferro da Fonseca Bezerra

Relatos de Casos

  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1134
    Grigorio Duarte Neto, Greilson José de Lima