O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CODÓ-MA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1124Resumo
Nas últimas décadas, as discussões sobre o livro didático no país têm tomado rumos coerentes com o que se vê nas pesquisas pelo resto do mundo, no sentido de serem mais amplas cultural e socialmente, incluindo a percepção dos atores diretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho buscou traçar um panorama das concepções dos professores de ciências da natureza sobre a forma de seleção e utilização do livro didático (LD) utilizado em escolas públicas de Ensino Fundamental da zona urbana da cidade de Codó – Maranhão. Desta forma, esta pesquisa teve caráter qualitativo, onde se baseou na verificação do conteúdo dos discursos dos sujeitos, com a construção de uma rede sistêmica de análise que revelou a existência de um número significativo da amostragem de professores de ciências que conhecem superficialmente as orientações legais sobre seleção do LD, bem como foi detectado que são os próprios professores que escolhem os livros de ciências utilizados nas escolas, porém os mesmos não costumam utilizar os critérios orientadores do PNLD para o processo de escolha do mesmo, pois o ponto determinante para eleger um livro é a presença de aspectos de contextualização nos textos apresentados. Ressalta-se que os novos paradigmas educacionais ratificam a importância de o professor participar ativamente do processo de seleção de um livro didático, mesmo que nem sempre esses correspondam às expectativas de alunos e professores, uma vez que o livro não deve ser o único instrumento pedagógico utilizado no trabalho docente. Palavras - chave: Seleção, livro didático, ensino de Ciências. THE SCIENCE TEXTBOOK: CONCEPTIONS SELECTION AND USE BY TEACHERS URBAN ZONE OF THE CITY OF CODO –MA ABSTRACT In recent decades, the discussion of the textbook in the country have taken direction consistent with what you see in the polls for the rest of the world, to be more broad cultural and social, including the perception of the actors directly involved in the teaching process learning. This study aimed to give an overview of the concepts of the nature of science teachers on how to select and use the textbook (LD) used in public elementary schools in the urban area of – the city of Codó - Maranhão. Thus, this research was qualitative, which was based on the verification of the contents of the speeches of the subjects, with the construction of a systemic network analysis that revealed the existence of a significant number of science teachers sampling superficially know the legal guidelines on LD selection, and it was found that the teachers themselves who choose science books used in schools, but they do not usually use the guiding criteria PNLD to the process of choosing the same as the key point to elect a book is the presence of aspects of contextualization in our texts. It is noteworthy that the new educational paradigms confirm the importance of the teacher actively participate in the selection of a textbook process, even if not always these meet the expectations of students and teachers, since the book should not be the only teaching tool used in teaching. Keywords: selection, textbook, science teaching.Downloads
Publicado
2016-07-08
Como Citar
Silva, M. da C. G. da, & Marques, C. V. V. C. O. (2016). O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CODÓ-MA. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1124
Edição
Seção
Artigos