EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1127Resumo
O artigo apresenta resultados e análises de pesquisa relacionada ao prosseguimento de estudos, no sistema escolar, dos egressos do Movimento de Alfabetização – MOVA. Procurou-se compreender, por meio da abordagem qualitativa, os elementos da dinâmica escolar que concorrem para a permanência dos educandos na escola. Foram entrevistados 45 sujeitos em escolas públicas de Guarulhos/SP. Constatou-se que, embora a estrutura e a dinâmica entre salas de alfabetização e a escola sejam muito distintas, o grupo que prossegue e permanece na EJA está bem sintonizado com a cultura escolar. Para a maioria dos entrevistados, as salas de alfabetização do MOVA foram importantes porque os mobilizaram para o processo de alfabetização e para a posterior continuidade dos estudos em um ambiente escolar. No entanto, não foi possível verificar estratégias de complementaridade entre os sistemas formal e não formal. Palavras-chave: educação formal e não formal, educação de jovens e adultos, MOVA. YOUTH AND ADULT EDUCATION: A STUDY OF SCHOOL DYNAMICS IN FORMER MOVA STUDENTS ABSTRACT This article presents the results and analysis of a study on how former MOVA (Literacy Movement) students progress in the school system. We use a qualitative approach to try to understand which elements of school dynamics contribute to lessen school dropout. We have interviewed 45 subjects in public schools of the city of Guarulhos/SP. The research shows that, despite the many differences in structure and dynamics between the MOVA and a traditional school, the student group that starts at MOVA and advances to the Youth and Adult Education program is well-attuned to school culture. For most respondents, the MOVA space was important because it mobilized them to begin or resume their literacy process and pursue continued studies in a school environment. However, it was not possible to identify strategies of complementarity between the formal and non-formal systems. Keywords: Formal and non-formal education, youth and adult education, MOVA.Downloads
Publicado
2016-07-08
Como Citar
Abreu, C. B. de M., & Pesce, L. (2016). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1127
Edição
Seção
Artigos