EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA

Autores

  • Claudia Barcelos de Moura Abreu Universidade Federal de São Paulo
  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1127

Resumo

O artigo apresenta resultados e análises de pesquisa relacionada ao prosseguimento de estudos, no sistema escolar, dos egressos do Movimento de Alfabetização – MOVA. Procurou-se compreender, por meio da abordagem qualitativa, os elementos da dinâmica escolar que concorrem para a permanência dos educandos na escola. Foram entrevistados 45 sujeitos em escolas públicas de Guarulhos/SP. Constatou-se que, embora a estrutura e a dinâmica entre salas de alfabetização e a escola sejam muito distintas, o grupo que prossegue e permanece na EJA está bem sintonizado com a cultura escolar. Para a maioria dos entrevistados, as salas de alfabetização do MOVA foram importantes porque os mobilizaram para o processo de alfabetização e para a posterior continuidade dos estudos em um ambiente escolar. No entanto, não foi possível verificar estratégias de complementaridade entre os sistemas formal e não formal. Palavras-chave: educação formal e não formal, educação de jovens e adultos, MOVA. YOUTH AND ADULT EDUCATION: A STUDY OF SCHOOL DYNAMICS IN FORMER MOVA STUDENTS ABSTRACT This article presents the results and analysis of a study on how former MOVA (Literacy Movement) students progress in the school system. We use a qualitative approach to try to understand which elements of school dynamics contribute to lessen school dropout. We have interviewed 45 subjects in public schools of the city of Guarulhos/SP. The research shows that, despite the many differences in structure and dynamics between the MOVA and a traditional school, the student group that starts at MOVA and advances to the Youth and Adult Education program is well-attuned to school culture. For most respondents, the MOVA space was important because it mobilized them to begin or resume their literacy process and pursue continued studies in a school environment. However, it was not possible to identify strategies of complementarity between the formal and non-formal systems. Keywords: Formal and non-formal education, youth and adult education, MOVA.

Biografia do Autor

Claudia Barcelos de Moura Abreu, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Abreu, C. B. de M., & Pesce, L. (2016). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1127

Edição

Seção

Artigos