REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE SUAS BASES EPISTEMOLÓGICAS: DA RACIONALIDADE PRÁTICA À PRÁXIS EDUCATIVA

Autores

  • Elmo de Souza Lima Centro de Ciência da Educação da Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1129

Resumo

Neste trabalho apresentamos as reflexões construídas, a partir de pesquisa realizada na Universidade Federal do Piauí, sobre as bases epistemológicas que dão sustentação as políticas de formação docente, destacando as influências das concepções teórico-metodológicas vinculadas à filosofia pragmática e suas limitações quanto à formação crítica dos educadores. Na perspectiva de avançarmos na formação dos professores enquanto intelectuais críticos, discutimos sobre a necessidade de pensarmos novos projetos que se constituam a partir da práxis educativa, tendo a articulação entre teoria e a prática e a problematização crítica do contexto sócio histórico e cultural como eixo norteador do processo de produção do conhecimento e das práticas educativas. As reflexões fundamentam-se nos trabalhos de Contreras (2002), Giroux (1997), Pimenta (2006), Libâneo (2006), Lima (2015), dentre outros. Compreendemos que a formação do professor enquanto intelectual crítico representa um desafio diante do contexto educacional com forte predomínio da racionalidade prática e da burocratização dos espaços educativos. A ruptura da lógica pragmática e a construção de práticas formativas enquanto práxis transformadora representa a possibilidade resgate da utopia na educação. Palavras-chave: Formação docente, Epistemologia, Práxis Educativa. ABSTRACT In this paper we reflect on the epistemological foundations that support the policies of teacher education, highlighting the influence of theoretical-methodological and pragmatic philosophy related to limitations on the formation of critical educators. From the perspective of advancing the training of teachers as critical intellectuals, discussed the need to devise new projects that constitute the practice from educational, and the articulation between theory and practice and critical questioning of the socio-historical and cultural context are guided process production of knowledge and educational practices. The reflections are based on the work of Contreras (2002), Giroux (1997), Pimenta (2006), Libâneo (2006), Lima (2015), among others. We understand that while teacher education represents a critical intellectual challenge facing the educational context with a strong predominance of practical rationality and the bureaucratization of the educational spaces. The breakup of the pragmatic approach and the construction of training practices while transforming praxis represents the possibility of rescue utopia in education. Key-words: Teacher, Epistemology, Educational Praxis.

Biografia do Autor

Elmo de Souza Lima, Centro de Ciência da Educação da Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação, professor do Centro de Ciência da Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador adjunto do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO).

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Publicado

2016-07-08

Como Citar

Lima, E. de S. (2016). REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE SUAS BASES EPISTEMOLÓGICAS: DA RACIONALIDADE PRÁTICA À PRÁXIS EDUCATIVA. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1129

Edição

Seção

Artigos