A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA GESTÃO ESCOLAR EM MACEIÓ-ALAGOAS

Autores

  • Givanildo da Silva da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1131

Resumo

O objetivo do texto é perceber como se dá a participação dos diferentes segmentos na gestão escolar de uma escola pública da rede municipal de Maceió – Alagoas. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem quanti-qualitativa. A técnica de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e foi realizada análise de conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que: a) os professores, os coordenadores pedagógicos e os gestores planejam as ações coletivamente, se empenhando para contribuir na melhoria escolar dos participantes; b) o conselho escolar é atuante, sendo o órgão máximo no processo de decisão e gerenciamento das práticas administrativa, pedagógica e financeira; c) a comunidade local é presente na escola, utilizando o seu espaço para eventos culturais e religiosos, configurando essa ação em um princípio da gestão democrática; d) a escola necessita rever as múltiplas estratégias para possibilitar uma maior participação dos pais no cenário escolar, considerando que esse segmento tem grande relevância no contexto das decisões. Palavras-chave: gestão democrática, gestão escolar, participação. THE CULTURE OF LOCAL COMMUNITY PARTICIPATION IN SCHOOL MANAGEMENT MACEIÓ - ALAGOAS ABSTRACT The objective of this text is to understand how is the participation of different segments in school management of a public school in the municipal Maceio - Alagoas. The methodology developed in the research was quantitative and qualitative approach. The data collection technique happened through semi-structured interviews and was conducted content analysis of the statements of the research subjects. The survey results showed that: a) teachers, coordinators and managers plan actions collectively striving to contribute to school improvement of the participants; b) the school board is active, the maximum body in decision making and management of administrative, pedagogical and financial practices; c) the local community is present in the school, using their space for cultural and religious events, setting this action on a principle of democratic management; d) the school need to review multiple strategies to enable greater participation of parents in the school setting, considering that this segment has great relevance in the context of decisions. Keywords: democratic management , school management, participation.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pelo PPGE da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2016-07-08

Como Citar

da Silva, G. da S. (2016). A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA GESTÃO ESCOLAR EM MACEIÓ-ALAGOAS. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1131

Edição

Seção

Artigos