A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA GESTÃO ESCOLAR EM MACEIÓ-ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1131Resumo
O objetivo do texto é perceber como se dá a participação dos diferentes segmentos na gestão escolar de uma escola pública da rede municipal de Maceió – Alagoas. A metodologia desenvolvida na pesquisa foi a abordagem quanti-qualitativa. A técnica de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e foi realizada análise de conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontaram que: a) os professores, os coordenadores pedagógicos e os gestores planejam as ações coletivamente, se empenhando para contribuir na melhoria escolar dos participantes; b) o conselho escolar é atuante, sendo o órgão máximo no processo de decisão e gerenciamento das práticas administrativa, pedagógica e financeira; c) a comunidade local é presente na escola, utilizando o seu espaço para eventos culturais e religiosos, configurando essa ação em um princípio da gestão democrática; d) a escola necessita rever as múltiplas estratégias para possibilitar uma maior participação dos pais no cenário escolar, considerando que esse segmento tem grande relevância no contexto das decisões. Palavras-chave: gestão democrática, gestão escolar, participação. THE CULTURE OF LOCAL COMMUNITY PARTICIPATION IN SCHOOL MANAGEMENT MACEIÓ - ALAGOAS ABSTRACT The objective of this text is to understand how is the participation of different segments in school management of a public school in the municipal Maceio - Alagoas. The methodology developed in the research was quantitative and qualitative approach. The data collection technique happened through semi-structured interviews and was conducted content analysis of the statements of the research subjects. The survey results showed that: a) teachers, coordinators and managers plan actions collectively striving to contribute to school improvement of the participants; b) the school board is active, the maximum body in decision making and management of administrative, pedagogical and financial practices; c) the local community is present in the school, using their space for cultural and religious events, setting this action on a principle of democratic management; d) the school need to review multiple strategies to enable greater participation of parents in the school setting, considering that this segment has great relevance in the context of decisions. Keywords: democratic management , school management, participation.Downloads
Publicado
2016-07-08
Como Citar
da Silva, G. da S. (2016). A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA GESTÃO ESCOLAR EM MACEIÓ-ALAGOAS. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1131
Edição
Seção
Artigos