A DIDÁTICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1220Resumo
Esse artigo foi proposto pelo professor da disciplina de Didática do curso de Licenciatura Plena em Geografia do CESC-UEMA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que foi realizada em uma escola estadual do ensino médio sediada na cidade de Caxias-MA, onde foi analisado o método de ensino dos professores de Geografia por meio de observações e aplicações de questionários para avaliar o perfil do professor da área, bem como relacionar teoria/prática no curso de formação de professores. Nossa pesquisa ocorreu no mês de maio de 2016. Nesse sentido nós questionamos como problema de pesquisa: Como é desenvolvida a didática do professor de Geografia na escola de educação básica? O trabalho de campo ocorrido na escola, fruto da pesquisa, nos proporcionou uma visão abrangente sobre a didática exercida pelos professores do ensino médio. Fez-nos ver ainda a importância de uma boa formação docente para poder socializar com os alunos saberes e experiências, no sentido de contribuir para uma inserção exitosa desses discentes na sociedade. Os resultados da pesquisa nos mostraram a realidade do local de atuação que, em se tratando da escola pública brasileira sobre a qual estaremos atuando profissionalmente no futuro, sobretudo no que diz respeito à sala de aula. Portanto, ao finalizar o artigo e tendo passado por essa experiência, fechamos este resumo com a seguinte pergunta: estamos realmente no caminho certo da nossa formação? É acerca dessa indagação e de outras que buscamos tecer algumas discussões ao longo deste artigo. Palavras-chave: Avaliação. Didática. Pesquisa. Educação básica. ABSTRACT This article was proposed by the teacher Didactic discipline of course Full Degree in Geography CESC-UEMA. This is a qualitative research that was conducted in a public school high school headquartered in Caxias-Ma, which analyzed the geography teachers' teaching method through observations and questionnaires applications to evaluate Profile teacher area and link theory / practice in the course of teacher training. Our research took place in May 2016. In this regard the question as a research problem: How is developed the methodology of teaching of geography in basic education school? The fieldwork took place in school fruit research has given us a comprehensive view of the teaching carried out by high school teachers. It made us still see the importance of good teacher training to be able to socialize with students knowledge and experience to contribute to a successful integration of these students into society. The survey results showed us the reality of the place of performance that, in the case of Brazilian public school on which we are acting professionally in the future, especially with regard to the classroom. So at the end of the article and having gone through this experience, we closed with the question: we are really on the right track of our training? It is about this question and others that seek to make some discussions throughout this article. Keywords: Assessment. Teaching. Research. Basic education.Downloads
Publicado
2017-01-22
Como Citar
Silva, L. C. de A., Pereira, A. M., Sá, K. F., Anjos, L. R. dos, Martins, M. S., & Lopes, P. G. (2017). A DIDÁTICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA ATUALIDADE. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1220
Edição
Seção
Artigos