EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL DOS DISCENTES

Autores

  • Aline Forari Dalfovo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Everton Coimbra de Araújo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Henrique Oliveira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1221

Resumo

O presente artigo teve por objeto de estudo o perfil dos estudantes de uma determinada turma de um curso de pós-graduação na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Teve por finalidade identificar o perfil dos estudantes e confrontá-lo com as entregas das atividades realizadas por esses alunos que utilizam o ambiente virtual de ensino e aprendizagem MOODLE. A partir de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio de questionários, foi permitida a realização de uma análise do perfil dos estudantes e do envio das suas tarefas. Os resultados apontam que, indiferentemente da data da postagem das tarefas, é indispensável que os estudantes disponibilizem tempo aos estudos, pois, na educação a distância, o aluno é responsável por adquirir o seu próprio conhecimento. Ainda nesse sentido, a pesquisa demonstrou que os discentes estão cientes da importância da dedicação aos estudos, autonomia, autodisciplina e comprometimento para a aquisição de novos conhecimentos. Palavras-chave: Competências. MOODLE. TICs. DISTANCE EDUCATION: PROFILE OF STUDENTS ABSTRACT This article is for students from the profile subject matter of a particular class of a graduate course in the distance offered by the Federal Technological University of Paraná. It aims to identify the profile of the students and confront deliveries of activities undertaken by these students who use the virtual learning environment Moodle and learning. From a quantitative and qualitative research through questionnaires, which enabled the realization of a profile analysis of students and sending their tasks. The results show that regardless of the tasks of the posting date, it is essential that students make available time studying, because, in distance education, the student is responsible for purchasing their own knowledge. Also in this sense, research has shown that students are aware of the importance of dedication to studies, autonomy, self-discipline and commitment for the acquisition of new knowledge. Keywords: Competence. MOODLE. ICT.

Biografia do Autor

Aline Forari Dalfovo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Everton Coimbra de Araújo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Henrique Oliveira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

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Publicado

2017-01-22

Como Citar

Dalfovo, A. F., Araújo, E. C. de, & Silva, H. O. da. (2017). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL DOS DISCENTES. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1221

Edição

Seção

Artigos