UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOTECNOLOGIA NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Autores

  • Nancy Nayra Coutinho Freitas Marques Universidade Estadual do Maranhão
  • Rannyele Passos Ribeiro Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1222

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou por uma reestruturação a partir de 2009, avaliando os discentes concluintes do Ensino Médio como processo seletivo para ingresso nas universidades públicas, o que aumentou de forma significativa sua importância no Sistema Educacional Brasileiro. Assumindo-se que há necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre essa temática, apresenta-se neste trabalho científico o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os conteúdos de Biotecnologia nas provas do ENEM. Para isso, fez-se a análise de questões das provas de 2009 a 2015, com base em três aspectos: as competências, os conhecimentos necessários para a resolução das questões e os contextos abordados nos enunciados das questões. No ENEM, temas relacionados à Biotecnologia foram frequentemente usados como forma de contextualizar as questões, em muitos casos para buscar o conhecimento do aluno em áreas como Biologia e Química. A maioria delas apresentou-se interdisciplinar e contextualizada, colocando os estudantes frente à resolução de situações-problema. Palavras-chave: Biotecnologia. Ciências da natureza. Ensino. Questões. AN ANALYSIS OF SUBJECTS ON BIOTECHNOLOGY IN EXAMS OF EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO (ENEM) ABSTRACT The Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) underwent restructuring from 2009, evaluating the graduating students of high school as the selection process for admission in public universities, which significantly increased its importance in the Brazilian Educational System. Assuming that there is a need to develop more research on this issue, we present this scientific work with the aim of analyzing the content of Biotechnology in the questions of ENEM. For this, we analysed the questions of the exams from 2009 to 2015, based on three aspects: the skills and knowledge to the resolution of issues and contexts addressed in the statements of the issues. In ENEM, Biotechnology-related issues have often been used as a way to contextualize the issues, in many cases to check the student's knowledge on subjects such as Biology and Chemistry. Most of them showed an interdisciplinary context and they were contextualized, putting students facing to the resolution of problematic situations. Keywords: Biotechnology. Natural sciences. Learning. Questions

Biografia do Autor

Nancy Nayra Coutinho Freitas Marques, Universidade Estadual do Maranhão

Especialista no Ensino da Genética. Universidade Estadual do Maranhão. São Luís, Maranhão, Brasil

Rannyele Passos Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Ciências Ambientais e Conservação. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Macaé, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2017-01-22

Como Citar

Marques, N. N. C. F., & Ribeiro, R. P. (2017). UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOTECNOLOGIA NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1222

Edição

Seção

Artigos