O TRABALHO COMO PRINCIPIO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Adriana Regina Sanceverino Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Naira Estela Roesler Mohr Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1223

Resumo

O propósito deste texto foi refletir acerca dos princípios que estão predominantemente configurando o caráter mediador do trabalho como elemento de articulação nos processos de elaboração do currículo das escolas do campo e das pessoas que vivem do trabalho. Ele resulta de estudos e de experiências das autoras na Educação popular e está consubstanciado na reflexão e na sistematização do processo de formação de professores e de gestores que atuam em escolas do campo na região do Alto Uruguai Gaúcho e que participam do Programa Mais Educação. Este trabalho está vinculado ao Projeto de Extensão da Ação 20RJ “Formação continuada de educadores das escolas do campo na perspectiva da educação integral”, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a formação que lhe embasa é desenvolvida por um coletivo de professores formadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, no Rio Grande do Sul (RS). Palavras-Chave: Trabalho. Educação. Escolas do Campo. ABSTRACT This text aims to reflect on the principles that have been predominantly configuring the mediation character of work as an articulation element in the elaboration process of rural schools curriculum and of people who live on working. It is the result of studies and experiences of its authors on popular education and it is consolidated through reflection and systematization of the training process of teachers and education institutions managers who work in rural schools of Alto Uruguai Gaúcho's region and which participate on More Education Program. This paperwork is linked to 20RJ Extension of Action Project "Continuous training of rural schools teachers in the perspective of integral education", which is sponsored by National Fund for Education Development (FNDE, in Portuguese), and the training that provides its foundation is developed by a group of pedagogical training teachers of Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, in Rio Grande do Sul (RS). Keywords: Work. Education. Rural Schools.

Biografia do Autor

Adriana Regina Sanceverino, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela UNIJUÍ e professora da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim

Naira Estela Roesler Mohr, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação pela UFSC, doutoranda em Educação pela UPF e professora da UFFS-Campus Erechim

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Publicado

2017-01-22

Como Citar

Sanceverino, A. R., & Mohr, N. E. R. (2017). O TRABALHO COMO PRINCIPIO MEDIADOR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1223

Edição

Seção

Artigos