JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TRABALHO SOB A ÓTICA DE JOVENS EGRESSOS DE CURSOS DO PRONATEC
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1224Resumo
Este artigo buscou apresentar algumas considerações acerca da compreensão de jovens egressos de cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do município de Santa Maria – RS sobre os tópicos Juventudes, Educação e Trabalho. Foram realizadas oito entrevistas com jovens de cursos de formação inicial continuada, procurando responder ao problema: “Quais os impactos efetivos do PRONATEC na vida e na inserção dos jovens no mercado de trabalho?”, as quais forneceram os subsídios para esta discussão. O conhecimento/reconhecimento pelo jovem através das entrevistas de seu protagonismo no que se refere ao seu entendimento sobre questões como educação e trabalho mostrou-se como o principal argumento para a elaboração deste artigo. Percebeu-se também que a fala dos jovens apresentam diversos elementos que estão relacionados ao cotidiano, ao território e à constituição de uma identidade juvenil, os quais devem ser considerados na formulação de políticas públicas. Palavras-chave: Educação. Juventudes. Trabalho. YOUTH, EDUCATION AND WORK FROM THE PERSPECTIVE OF YOUNG GRADUATES OF PRONATEC COURSES ABSTRACT This article presents some considerations about the understanding of young graduates from courses offered by the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) of the city of Santa Maria - RS on the topics youth, education and work. Eight interviews with young people from continuing initial training courses were realized, trying to answer the problem “Which are the impacts of PRONATEC in life and integration of young people into the job market?”. The answers provided grants for this discussion. The knowledge/recognition by the young people through the interviews of their role in relation to their understanding of issues such as education and work were shown as the main argument for the preparation of this article. It was also perceived that the speech of young people has several elements that are related to daily life, the territory and the establishment of a youth identity, which must be considered in the formulation of public policies. Keywords: Education. Labor. Youth.Downloads
Publicado
2017-01-22
Como Citar
Ananias, L. A. (2017). JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E TRABALHO SOB A ÓTICA DE JOVENS EGRESSOS DE CURSOS DO PRONATEC. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1224
Edição
Seção
Artigos