PROGRESSÃO, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NOS TRÊS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO

Autores

  • Magna do Carmo Silva Cruz Universidade Federal de Pernanbuco
  • Eliana Borges Correia de Albuquerque Universidade Federal de Pernanbuco

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1225

Resumo

Este trabalho buscou analisar a construção de práticas de alfabetização e a relação dessas práticas com progressão das aprendizagens das crianças nas escolas organizadas em série e em ciclos. A pesquisa foi desenvolvida em turmas dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, em duas escolas (uma seriada e outra ciclada), e envolveu a participação de seis professoras e seus alunos. Os procedimentos metodológicos adotados foram análise documental, entrevistas, observações de aulas e atividade de escrita de palavras com as crianças no início e no final do ano letivo. A análise dos resultados apontou que as professoras de ambas as escolas desenvolviam práticas com ênfase na apropriação da escrita alfabética e na consolidação da leitura e da escrita, práticas estas que possibilitaram a apropriação da base alfabética, já no 1º ano, e o avanço, nos outros anos, na consolidação da escrita, com ênfase na apropriação da norma ortográfica. Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Escrita Alfabética. Escola em Série e em Ciclos. Práticas de Alfabetização. Progressão. ABSTRACT PROGRESSION, PRACTICE OF LITERACY AND EVALUATION OF LEARNING OF CHILDREN ENROLLED ON THE 3-YEAR CYCLE FOR ELEMENTARY SCHOOLS: THE LITERACY CYCLE IN QUESTION This work focused on the literacy practice construction and the comparison of these practices with progression the results at children from schools using both serial and cycle methods. The research took place in groups at the three initial years of elementary school at two schools (one serie-oriented and another cycle-oriented). It also involved six lecturers and their respective students. The applied methodologies are as follows: document analysis; interviews; spelling and copy evaluation by the lecturers at the beginning and at the end of the school calendar. The results showed that both school lecturers used literacy activities based on "Alfabet Written Appropriation" and "Reading & Writing Consolidation". These practices successfully enabled the children to develop their alfabetical basis, at the 1st year of elementary school, leading to a writing appropriation in the next two years, including ortography standard appropriation. Keywords: Alfabetical writing teaching and practicing. Serie-oriented school. Literacy practices. Progression.

Biografia do Autor

Magna do Carmo Silva Cruz, Universidade Federal de Pernanbuco

Doutora em Educação, professora no Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, UFPE, Recife, Pernambuco, Brasi

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de Pernanbuco

Doutora em Psicologia Cognitiva, professora dno Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2017-01-22

Como Citar

Cruz, M. do C. S., & Albuquerque, E. B. C. de. (2017). PROGRESSÃO, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NOS TRÊS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO. PESQUISA EM FOCO, 21(2). https://doi.org/10.18817/pef.v21i2.1225

Edição

Seção

Artigos