PROINFO: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO PÚBLICO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1395Resumo
RESUMO Essa pesquisa teve como base o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação e como objetivo principal analisar e descrever os motivos pelos quais professores se negam a utilizar o computador como ferramenta didática na rede pública de ensino. Para isso, fora necessário a realização de uma pesquisa de campo em uma escola municipal de ensino fundamental em Ariquemes –RO. Após todo o trabalho de pesquisa, concluiu-se que muitos professores ainda se opõem a empregar as TICs pedagogicamente em suas aulas, mesmo com a iniciativa do Governo federal na aplicação de Políticas Públicas de inclusão digital (ProInfo) para a comunidade escolar brasileira mediante as formações continuadas (ProInfo Integrado). Palavras-chave: Formação Continuada; Políticas Públicas; Tecnologia de Informação e Comunicação. PROINFO: THE PUBLIC POLICIES OF DIGITAL INCLUSION IN PUBLIC EDUCATION IN THE BRAZILIAN AMAZON ABSTRACT This research is based on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education and its main objective is to analyze and describe the reasons why teachers refuse to use the computer as a didactic tool within the public school system. For that, it was necessary to carry out a field research in a municipal elementary school in Ariquemes – RO. After all the research work, it was concluded that many teachers still oppose to use ICT pedagogically in their classes, even with the initiative of the federal government in the application of public policies of digital inclusion (ProInfo) to the Brazilian school community through the (ProInfo Integrated). Keywords: Continuing Education. Public policy. Information and Communication Technology.Downloads
Publicado
2017-07-20
Como Citar
Santana, R. L., Fotopoulos, H. A., & Lima, R. dos S. (2017). PROINFO: AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO PÚBLICO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. PESQUISA EM FOCO, 22(1). https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1395
Edição
Seção
Artigos