AS PERCEPÇÕES DO CORPO DIRETIVO ACERCA DA PROVA BRASIL: UM ESTUDO DE CASO EM SEIS ESCOLAS DO VALE DO TAQUARI

Autores

  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Centro Universitário UNIVATES
  • Gabriel Bavaresco Centro Universitário UNIVATES
  • Elise Candida Dente Centro Universitário UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES
  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i1.1401

Resumo

RESUMO Este artigo é oriundo de uma das ações da pesquisa intitulada Observatório de Educação, em desenvolvimento no Centro Universitário UNIVATES, em Lajeado - RS. Tem como objetivo descrever a opinião do corpo diretivo de seis escolas de Ensino Básico do Vale do Taquari - RS em relação às avaliações de larga escala, neste caso, a Prova Brasil, bem como o preparo e organização do currículo para esta avaliação. A obtenção de dados se deu a partir de entrevistas realizadas com o corpo diretivo e professoras dos seis educandários. Os resultados apontam que as escolas que realizaram um preparo curricular mais intensificado, não obtiveram melhoras consideráveis em relação às que não o fizeram. Em adição, os gestores destacam que as avaliações de larga escala pecam em não considerar aspectos subjetivos de cada escola, não contemplando as realidades sociais e educacionais de cada instituição. Palavras-Chave: CURRÍCULO; DESEMPENHO; IDEB; PROVA BRASIL. THE PERCEPTIONS OF THE SCHOOL EDUCATIONAL TEAM ABOUT THE PROVA BRASIL: A STUDY CASE IN SIX SCHOOLS AT TAQUARI VALLEY ABSTRACT This article comes from one of the actions of the research intiteled Observatory Education, in development at the University Center UNIVATES, in Lajeado - RS. It aims to describe the opinion of the school educational team linked to six elementary schools located at Taquari Valley - RS in relation to the large-scale evaluations, in this case, Prova Brasil, as well as the preparation and organization of the curriculum for this evaluation. The data collection was based on interviews with the schoool educational team and teachers of the six schools. The results show that the schools that carried out a more intensive curricular preparation did not obtain considerable improvements in relation to those that did not do it. In addition, the managers emphasize that large-scale evaluations tend not to consider subjective aspects of each school, nor consider the social and educational realities of each institution. Keywords: CURRICULUM; PERFORMANCE; IDEB; PROVA BRASIL.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES

Centro Universitário UNIVATES

Gabriel Bavaresco, Centro Universitário UNIVATES

Centro Universitário UNIVATES

Elise Candida Dente, Centro Universitário UNIVATES

Centro Universitário UNIVATES

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário UNIVATES

Centro Universitário UNIVATES

Ieda Maria Giongo, Centro Universitário UNIVATES

Centro Universitário UNIVATES

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Publicado

2017-07-20

Edição

Seção

Artigos