EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Rafael Rossi Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1497

Resumo

RESUMO O presente artigo representa um esforço teórico de compreensão da relação que se estabelece entre o complexo social da educação e a categoria fundante do ser social: o trabalho. Nesse aspecto, partimos das elaborações oferecidas pela ontologia marxiana por ajudar a compreender a realidade objetiva com base em seu próprio movimento histórico de complexificação. Esta discussão é fundamental para analisar os limites e as possibilidades da prática educativa perante a sociabilidade capitalista da contemporaneidade. Com efeito, tratamos desta temática a partir das bases onto-metodológicas oferecidas por Marx, Lukács, Mészáros, S. Lessa e I. Tonet; pois estes autores, dentre outros, oferecem reflexões de ordem eminentemente crítica e radical à reflexão ideopolítica sobre o complexo educacional. Palavras-chave: Ontologia Marxiana; Trabalho; Educação; Emancipação.

Biografia do Autor

Rafael Rossi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação (UNESP). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso, Campo Grande – MS.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Rossi, R. (2017). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1497

Edição

Seção

Artigos