EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1497Resumo
RESUMO O presente artigo representa um esforço teórico de compreensão da relação que se estabelece entre o complexo social da educação e a categoria fundante do ser social: o trabalho. Nesse aspecto, partimos das elaborações oferecidas pela ontologia marxiana por ajudar a compreender a realidade objetiva com base em seu próprio movimento histórico de complexificação. Esta discussão é fundamental para analisar os limites e as possibilidades da prática educativa perante a sociabilidade capitalista da contemporaneidade. Com efeito, tratamos desta temática a partir das bases onto-metodológicas oferecidas por Marx, Lukács, Mészáros, S. Lessa e I. Tonet; pois estes autores, dentre outros, oferecem reflexões de ordem eminentemente crítica e radical à reflexão ideopolítica sobre o complexo educacional. Palavras-chave: Ontologia Marxiana; Trabalho; Educação; Emancipação.Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Rossi, R. (2017). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1497
Edição
Seção
Artigos