A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DE PAULO FREIRE ÀS METAS DO PNE

Autores

  • Marcos Teles Nunes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1499

Resumo

RESUMO A Educação de Jovens e Adultos – EJA consiste em expandir o ensino fundamental e médio para pessoas que não tiveram oportunidade de estudo na idade correta, respeitando as singularidades da educação de alunos adultos. No contexto das políticas públicas, a modalidade EJA desperta diferentes reflexões visto que, historicamente, tem encontrado dificuldades para consolidar-se em termos de reconhecimento social. Esta pesquisa bibliográfica tem o objetivo de analisar a modalidade EJA no contexto das pesquisas sobre do PNE. Os dados indicam que a EJA tem sofrido com o descaso das políticas públicas, estas que se apresentam pouco efetivas na inserção e permanência do aluno jovem e adulto na escola. Além disso, destacamos o desafio de compreensão da função social da modalidade como oportunidade formativa que demanda professores qualificados e conscientes das especificidades da Alfabetização de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Plano Nacional de Educação; Paulo Freire.

Biografia do Autor

Marcos Teles Nunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Brasil.

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Letras (Linguagem e Sociedade) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Brasil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Nunes, M. T., & Baladeli, A. P. D. (2017). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DE PAULO FREIRE ÀS METAS DO PNE. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1499

Edição

Seção

Artigos