A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DE PAULO FREIRE ÀS METAS DO PNE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1499Resumo
RESUMO A Educação de Jovens e Adultos – EJA consiste em expandir o ensino fundamental e médio para pessoas que não tiveram oportunidade de estudo na idade correta, respeitando as singularidades da educação de alunos adultos. No contexto das políticas públicas, a modalidade EJA desperta diferentes reflexões visto que, historicamente, tem encontrado dificuldades para consolidar-se em termos de reconhecimento social. Esta pesquisa bibliográfica tem o objetivo de analisar a modalidade EJA no contexto das pesquisas sobre do PNE. Os dados indicam que a EJA tem sofrido com o descaso das políticas públicas, estas que se apresentam pouco efetivas na inserção e permanência do aluno jovem e adulto na escola. Além disso, destacamos o desafio de compreensão da função social da modalidade como oportunidade formativa que demanda professores qualificados e conscientes das especificidades da Alfabetização de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Plano Nacional de Educação; Paulo Freire.Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Nunes, M. T., & Baladeli, A. P. D. (2017). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DE PAULO FREIRE ÀS METAS DO PNE. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1499
Edição
Seção
Artigos