O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: METAMORFOSES E SENTIDOS AO APRENDER

Autores

  • Paula Lima Azambuja Universidade La Salle
  • Elaine Conte Universidade La Salle
  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salles

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1503

Resumo

RESUMO Considerando a importância do planejamento docente na Educação Infantil, para qualificar e favorecer os processos de ensino e de aprendizagem, objetivou-se ampliar as questões referentes às aproximações e à reconstrução por meio de projetos de experimentação. Se planejar é decidir sobre as próprias ações educativas, trata-se de proceder a uma reconstrução hermenêutica visando aprimorar as experiências educativas diante das exigências atuais. Observa-se que a Educação é uma práxis social, por isso a necessidade de planejar e tornar esclarecidos os processos, os sentidos e os próprios estilos de ensinar, o que implica metamorfosear-se em ações coletivas e reconstrutivas de vida aprendente. Palavras-chave: Educação Infantil; Planejamento; Metamorfose.

Biografia do Autor

Paula Lima Azambuja, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle, Canoas-RS, Brasil.

Elaine Conte, Universidade La Salle

Doutora em Educação (UFRGS). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação – NETE/UNILASALLE/CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas-RS, Brasil.

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salles

Discente do curso de Teologia pela Universidade La Salles, Bolsista FAPERGS PROBIC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq. Canoas-RS. Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Azambuja, P. L., Conte, E., & Habowski, A. C. (2017). O PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: METAMORFOSES E SENTIDOS AO APRENDER. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1503

Edição

Seção

Artigos