DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ACADÊMICOS DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1505Resumo
RESUMO Este trabalho expressa os resultados e as reflexões empreendidas em uma pesquisa de iniciação científica, realizada entre 2014 e 2015, sobre histórias de vida de acadêmicos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Fizemos o uso da metodologia da História Oral e analisamos nos relatos qual a relação docência e formação para os sujeitos da pesquisa, identificando o perfil dos professores em formação inicial. A partir das análises dos relatos, concluímos que a escolha pela licenciatura ocorreu pelas condições financeiras e sociais em que se encontravam e se encontram os acadêmicos. Eles estabeleceram relações entre docência e formação e reconheceram a importância da profissão docente e do curso de História em suas vidas. Palavras-chave: Histórias de vida; Docência; Formação Inicial.Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Cardoso, B. da S., Júnior, D. V. R., & Nakashima, R. H. R. (2017). DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ACADÊMICOS DE HISTÓRIA. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1505
Edição
Seção
Artigos