AS COMPREENSÕES DOCENTES DA PERTINÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • João Carlos Pereira de Moraes Faculdade Estácio de Sá
  • Vânia Figueira de Assis Bruzarosco Faculdade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1652

Resumo

A pesquisa a seguir visou investigar o papel da motivação na visão de professores do Primeiro Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o processo de alfabetização de seus alunos. Para tanto, realizou-se uma entrevista sobre o tema, com quatro professores que atuam nesse nível de ensino, durante o segundo semestre de 2017. Como resultado, percebe-se que os professores possuem dificuldades em conceituar motivação, assim como entendê-la no âmbito do processo de ensino. Mesmo assim, todos os docentes ressaltam-lhe a importância para o campo educacional. Palavras-chaves: Alfabetização; Aprendizagem; Motivação; Visão docente.

Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Faculdade Estácio de Sá

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos e Professor dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Ourinhos/SP

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Moraes, J. C. P. de, & Bruzarosco, V. F. de A. (2018). AS COMPREENSÕES DOCENTES DA PERTINÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO DOS ANOS INICIAIS. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1652

Edição

Seção

Artigos