PROVINHA E PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ednei Luís Becher Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiola Maria Arioli Tomasi Universidade Luterana do Brasil
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1653

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão, motivada pelos resultados de duas pesquisas realizadas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a Provinha Brasil e a Prova Brasil de Matemática. Os resultados apresentados neste artigo problematizam estas avaliações a partir dos objetivos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da visão de professores que ensinam Matemática e supervisores escolares da rede municipal de um município da região metropolitana de Porto Alegre – RS. São apresentados aqui resultados parciais de uma das pesquisas e finais da outra, visando subsidiar as discussões apresentada. A abordagem utilizada na pesquisa concluída foi quali-quantitativa enquanto a outra, ainda em desenvolvimento, foi qualitativa enquadrando-se ambas em um estudo de caso. As análises foram realizadas a partir dos resultados da Provinha Brasil de Matemática, registros de encontros de formação com supervisores e professores, entrevistas semiestruturadas e diários de campo. Os resultados apresentados sugerem que os objetivos propostos para as avaliações são parcialmente atingidos e as maiores dificuldades para a utilização dos resultados e para a sua integração aos processos didáticos-pedagógicos que acontecem nas escolas estão ligadas a falta de conhecimento/capacitação dos professores e supervisores para compreenderem os resultados dessas avaliações, o que inevitavelmente acaba limitando o aproveitamento desses resultados em prol da aprendizagem dos estudantes. Palavras-chave: Anos Iniciais; Formação de Professores; Matemática; Prova Brasil; Provinha Brasil.

Biografia do Autor

Ednei Luís Becher, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul E DOUTORANDO PELA Universidade Luterana do Brasil.

Fabiola Maria Arioli Tomasi, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação de Licenciatura em Ciências pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (Universidade da Região de Joinville), atua cpmo professora de Matemática do Ensino Fundamental Séries Finais da Rede Municipal de Farroupilha. Universidade Luterana do Brasil.

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Pedagogia pela Unisinos, graduada em Ciências pela Unisinos, mestre em Educação pela UFRGS e doutora em Educação pela UFRGS. Professora do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Becher, E. L., Tomasi, F. M. A., & Justo, J. C. R. (2018). PROVINHA E PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1653

Edição

Seção

Artigos