PROVINHA E PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1653Resumo
Este artigo propõe uma reflexão, motivada pelos resultados de duas pesquisas realizadas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a Provinha Brasil e a Prova Brasil de Matemática. Os resultados apresentados neste artigo problematizam estas avaliações a partir dos objetivos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da visão de professores que ensinam Matemática e supervisores escolares da rede municipal de um município da região metropolitana de Porto Alegre – RS. São apresentados aqui resultados parciais de uma das pesquisas e finais da outra, visando subsidiar as discussões apresentada. A abordagem utilizada na pesquisa concluída foi quali-quantitativa enquanto a outra, ainda em desenvolvimento, foi qualitativa enquadrando-se ambas em um estudo de caso. As análises foram realizadas a partir dos resultados da Provinha Brasil de Matemática, registros de encontros de formação com supervisores e professores, entrevistas semiestruturadas e diários de campo. Os resultados apresentados sugerem que os objetivos propostos para as avaliações são parcialmente atingidos e as maiores dificuldades para a utilização dos resultados e para a sua integração aos processos didáticos-pedagógicos que acontecem nas escolas estão ligadas a falta de conhecimento/capacitação dos professores e supervisores para compreenderem os resultados dessas avaliações, o que inevitavelmente acaba limitando o aproveitamento desses resultados em prol da aprendizagem dos estudantes. Palavras-chave: Anos Iniciais; Formação de Professores; Matemática; Prova Brasil; Provinha Brasil.Downloads
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Becher, E. L., Tomasi, F. M. A., & Justo, J. C. R. (2018). PROVINHA E PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1653
Edição
Seção
Artigos