TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA UNIDADE ESCOLAR DR. MURILO BRAGA EM PRESIDENTE DUTRA NO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

  • Gustavo de Oliveira Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Elissandra da Costa Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1826

Resumo

As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano de cada indivíduo. No entanto, ainda pouco se conhece sobre as Tecnologias Assistivas que auxiliam os deficientes visuais. O objetivo desta pesquisa visou apresentar alguns recortes sobre a inclusão de deficientes visuais, além de averiguar a situação em que se encontra a Unidade Escolar Dr. Murilo Braga, em Presidente Dutra, no Estado do Maranhão. Os dados coletados expõem as necessidades em possuir um acervo digital na sala especial para que os alunos possam acessar as mídias e aprimorar seus conhecimentos, especialmente por meio do computador e tecnologias móveis, além de novos equipamentos e softwares apropriados. Apesar das iniciativas existentes, a inclusão digital dos deficientes visuais está longe do ideal e a falta de iniciativas efetivas para aumentar a empregabilidade da tecnologia a estes usuários ainda é muito insatisfatória. Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Deficiência; TIC. ASSISTIVE TECHNOLOGIES: A CASE STUDY CARRIED OUT IN THE SCHOOL UNIT DR. MURILO BRAGA IN PRESIDENTE DUTRA IN THE STATE OF MARANHÃO ABSTRACT Technologies are increasingly present in the daily life of each individual. However, little is known about the Assistive Technologies that help the visually impaired. The objective of this research is to present some clipping about the inclusion of the visually impaired, as well as to investigate the situation of the Murilo Braga School Unit in Presidente Dutra in the state of Maranhão. The data collected show the need to have a digital library in the special room so that students can access the media and improve their knowledge, especially through computer and mobile technologies, as well as new equipment and appropriate software. Despite the existing initiatives, the digital inclusion of the visually impaired is far from ideal and the lack of effective initiatives to increase the employability of technology to these users is still very unsatisfactory. Keywords: Assistive Technology; Disability ICT.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Ciências. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina) e em LiceNCIATURA EM Computação (UFJF). Atualmente é professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e tutor a distância da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. E-mail: andrade.goliveira@gmail.com

Elissandra da Costa Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Informática

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Andrade, G. de O., & Oliveira, E. da C. (2018). TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: ESTUDO DE CASO REALIZADO NA UNIDADE ESCOLAR DR. MURILO BRAGA EM PRESIDENTE DUTRA NO ESTADO DO MARANHÃO. PESQUISA EM FOCO, 23(2). https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1826

Edição

Seção

Artigos