EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS EM BUSCA DA INCLUSÃO

Autores

  • Bruno Freitas Santos Rede Municipal de Ensino (BA)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1827

Resumo

Este artigo teve como objetivo refletir sobre a relevância da Educação Especial, mostrando avanços e retrocessos ao longo da educação brasileira. Para subsidiar a reflexão utilizou-se das contribuições de alguns autores, tais como Delors (2004), Dias (2006), Honora (2008), Glat (2004) que discutem os problemas, tais como as barreiras quantitativas que impedem o sucesso da educação especial, principalmente, o mau uso dos recursos financeiros destinados à Educação. Já as soluções seriam, inicialmente, o despertar da vontade política de governantes e gestores, em tornar do fato de uma educação brasileira mais especial e mais inclusiva, inserindo na prática pedagógica alguns princípios, tais como: singularidade na hora de trabalhar com esse aluno, reconhecimento das Inteligências múltiplas e adoção de um Estilo de aprendizagem que seja mais significativo e contextualizado com sua realidade, que estimule o aluno a aprender melhor e mais. A metodologia usada foi o método bibliográfico, sendo a principal fonte para a extração das ideias a pesquisa em site como Scielo e revistas científicas; no que se refere aos procedimentos usados foram realizadas pesquisa e leituras de artigos que abordam a temática. Já o fator de impacto é a real necessidade de maiores investimentos no âmbito da educação especial. O problema aqui detectado é a falta de prioridade por parte dos governantes, que não têm direcionado o olhar prioritário ela. A conclusão do artigo consiste em perceber o quanto a nossa Educação Especial requer um olhar prioritário e maiores investimentos por parte de todos que constroem a Educação. Palavras-chave: Educação Especial; Integração; Inclusão. EDUCACIÓN ESPECIAL: DESAFÍOS EN BUSCA DE INCLUSIÓN ABSTRACT Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la relevancia de la educación especial, mostrando avances y retrocesos a lo largo de la educación brasileña. Para subsidiar la reflexión se utiliza de las contribuciones de algunos autores, tales como Delors (2004), Dias (2006), Honora (2008), Glat (2004) que discuten los problemas tales como las barreras cuantitativas que impiden el éxito de la educación especial , principalmente el mal uso de los recursos financieros destinados a la educación. Las soluciones sería inicialmente el despertar de la voluntad política de gobernantes y gestores, en hacer de hecho la educación brasileña más especial y más inclusiva, insertando dentro de la práctica pedagógica algunos principios, tales como singularidad a la hora de trabajar con ese alumno, reconocimiento de las Inteligencias múltiples y adoptar un estilo de aprendizaje que sea más significativo y contextualizado con su realidad, que estimule al alumno a aprender mejor y más. La metodología utilizada fue el método bibliográfico, siendo la principal fuente para la extracción de las ideas la investigación en sitio como scielo y revistas científicas, en lo que se refiere a los procedimientos usados fueron la investigación y la lectura de artículos que abordan la temática. El factor de impacto es la real necesidad de mayores inversiones en la educación especial. El problema aquí detectado es la falta de prioridad por parte de los gobernantes, que no ha dirigido la mirada prioritaria a la misma. La conclusión del artículo es percibir cuánto nuestra educación especial requiere una mirada prioritaria y mayores inversiones por parte de todos los que construyen la educación. Keywords: Educación Especial; Integración; Inclusión.

Biografia do Autor

Bruno Freitas Santos, Rede Municipal de Ensino (BA)

Graduado em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC BA). Pós graduado em Literatura e Linguagem pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (PI). Professor da Rede Municipal de Ensino (BA). Mestrando em Educação pela Anne Sulivan.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Santos, B. F. (2018). EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS EM BUSCA DA INCLUSÃO. PESQUISA EM FOCO, 23(2). https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1827

Edição

Seção

Artigos